Festa da Uva: Alegria está de volta ao Pq. Antonio Carbonari

Publicada em 30/01/2014 às 22:54

A alegria tomou conta da abertura da 31ª Festa da Uva e da 2ª Expo Vinhos, na noite desta quinta-feira (30), no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), com a presença do prefeito Pedro Bigardi e da primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi. O evento completa 80 anos. A secretária de Estado da Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi, representou o governador Geraldo Alckmin na solenidade.

MAIS
Acesse o site da Festa da Uva de Jundiaí
Confira as fotos do evento

Prefeito Pedro Bigardi e Kátia, dona da melhor fotografia

Prefeito Pedro Bigardi e Kátia, dona da melhor fotografia

“A história de Jundiaí se fez a partir da agricultura, que representa o desenvolvimento econômico da nossa cidade, a cultura e o patrimônio ambiental”, destacou o prefeito, ao salientar a preocupação da Prefeitura em resgatar e valorizar o produtor de uva e as famílias que moram em áreas rurais. “Por transformarmos a Festa da Uva num evento anual, conseguimos crescer e ganhar em estrutura, como é possível ver aqui.”

Para o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, o evento é uma radiografia da agricultura de Jundiaí por reunir produtores da fruta e do vinho. “É um setor pujante e a festa vem mostrar que a cidade tem potencial agrícola”, afirma.

A secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado, Mônika Bergamaschi elogiou o evento. “Trago um abraço do governador e parabenizo a iniciativa de resgatar a origem do setor”, diz. “Os agricultores são dignos das maiores e melhores homenagens”, afirma.

Concurso de fotos 
Após a solenidade oficial, foram divulgadas as 10 primeiras fotos premiadas do concurso “Jundiaí Terra da Uva e Vinho”. A recepcionista Kátia Thaís Appolinário Santos, 19 anos, ficou com o primeiro lugar. Moradora do bairro Cidade Jardim, Kátia diz que a paixão por arte existe desde pequena. “E a fotografia acompanhou”, diz, ao afirmar que pretende seguir carreira nessa área.

Quando soube do concurso, foi até o bairro Bom Jardim e conversou com uma família produtora de uva para autorização dos cliques. “Não tinha ideia de que poderia ganhar o prêmio máximo, me surpreendi”, diz.  O segundo lugar ficou para Fábio Min e a terceira foto premiada foi clicada por Daniela Lavingnatti.

Uva é destaque: evento terá três finais de semana

Uva é destaque: evento terá três finais de semana

Exposição
A noite também foi de premiação aos produtores da fruta, com a tradicional exposição de uvas. No quesito apresentação, os produtores que ficaram em primeiro lugar foram: Diego Brasílio, com a variedade Benitaka; Eva de Proença, com a Centennial; Roseani Ferreira da Conceição, com a uva Itália; Rose Donati, com a Brasil; Anderson Alex Tomasetto, com a variedade Niágara Rosada; e Cosme Anivaldo Lourezon, com a uva Niágara Branca.

No quesito embalagem ficaram em primeiro lugar: André Michelin, com a Niágara Branca; e Anderson Alex Tomasetto, com a Niágara Rosada. Novos julgamentos serão feitos nos dias 7 e 14 de fevereiro. Os produtores interessados em participar devem comparecer com a fruta das 8h às 13h. A comissão julgadora fará a avaliação às 14h.

Pisa da Uva
O primeiro dia da edição de 2014 foi encerrada com a primeira cerimônia da pisa da uva, pelo grupo Stella Bianca. Os eventos continuam por três finais de semana (de sexta-feira a domingo), até o dia 16 – um a mais que em 2013.

Ao todo, serão 10 dias de festa, às sextas-feiras, das 18h às 22h, aos sábados, das 10h às 22h, e aos domingos, das 10h às 20h.

Por Kadija Rodrigues
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/01/30/festa-da-uva-80-anos-alegria-esta-de-volta-ao-parque-antonio-carbonari/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original