Câmeras evitam incêndio maior em área de preservação

Publicada em 31/01/2014 às 18:06

Divisão Florestal consegue conter as chamas

Divisão Florestal consegue conter as chamas

Câmeras de monitoramento da Guarda Municipal de Jundiaí registraram, na manhã desta sexta-feira (31), um novo foco de incêndio às margens da Rodovia dos Bandeirantes, mais precisamente no Sítio Pracatu. A Divisão Florestal da GM, por meio da brigada de incêndio, conseguiu conter o avanço das chamas em meio à mata nativa. As causas serão investigadas pela polícia.

“Faremos a medição do local para termos a noção exata do total atingido”, afirma o subcomandante da GM, Paulo Vicente Soares. “Toda situação como essa é prejudicial ao meio ambiente, principalmente por conta da morte de animais.”

Na tarde de quinta-feira (30), o mesmo sítio também havia sido alvo de chamas. Aproximadamente 20 mil m² de vegetação nativa, pastagem e plantação de eucaliptos para reflorestamento foram atingidas pelo fogo. Na ocasião, seis GMs combateram o fogo apoiados por bombeiros e integrantes da Defesa Civil.

Animais são vítimas do incêndio

Animais são vítimas do incêndio

“Com o tempo seco, a probabilidade de um incêndio é iminente”, explica o subcomandante. A área será fiscalizada e monitorada pelas câmeras. Em todo o Estado já foram registrados 600 focos de incêndio neste mês, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

A Guarda Municipal de Jundiaí informa ainda que está à disposição da população por meio do telefone de emergência 153 ou 4492-9060.

Luciano Guerino
Foto; Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/01/31/cameras-evitam-incendio-maior-em-area-de-preservacao-ambiental/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original