Conheça um pouco mais sobre as atrações da Festa da Uva 2014

Publicada em 31/01/2014 às 19:38

Banda Kintana
Kintana Touch é um projeto que começou em 2006 com o propósito de fazer músicas brasileiras no estilo pop rock. Este projeto foi coroado com um trabalho autoral chamado Versus AS (Sonoridade Anônima) com 12 músicas que foram rotuladas de Nova MPB.

Banda Mais do Mesmo
Há quase 13 anos a banda presta homenagem à banda Legião Urbana. Fundada pelo baixista Juninho, passou por diversas formações até 2003 consolidando a sua formação com a entrada do guitarrista Lelo e o baterista Dalua.

Márcio Maresia
Com 20 anos de estrada, o músico Márcio Maresia traz em sua bagagem experiência, técnica e musicalidade. Começando a sua carreira no blues, destacou-se pela técnica moderna de tocar gaita. Dos 20 anos de carreira, tocou com o cantor americano J.J. Jackson, com que gravou 2 CD’s. Seu show é dinâmico, pois o músico além de tocar gaita, canta, toca violão, guitarra/lap steel com um repertório entre o autoral aos clássicos do blues.

Cine a vapor – História com cinema
Oficina de contação de histórias direcionada a crianças a partir de 4 anos, mesclando a linguagem literária e audiovisual de forma lúdica. Utilizando equipamentos audiovisuais como câmeras de vídeo e máquinas fotográficas. Para incentivar a criatividade, as crianças irão contar sobre a história ouvida, utilizando folhas, lápis de cor e giz de cera.

Cine a vapor – Causos e fotografia
Photo Vapor é um projeto de intervenção artística baseado nos antigos fotógrafos de pracinha, denominados “lambe-lambe” muito popular até a década de 80, quando a fotografia ainda era muito utilizada na revelação com película. A atividade visa rememorar os fotógrafos “lambe-lambe” e criar um cenário similar ao de uma volta ao passado, com o fotógrafo posicionado em local estratégico na Festa da Uva, convidando o público a tirar um “retrato” em um fundo feito com uma foto antiga em preto e branco de uma Festa da Uva realizada na década de 50.

Orquestra de Viola Caipira de Jundiaí
Fundada em 2008, a orquestra, comandada pelo regente Adilson Cobeiros, tem como principal objetivo preservar a cultura musical de raiz. Além das apresentações em todo o país, mantém uma escola permanente de formação de violeiros. Hoje, o grupo é formado por 29 integrantes de diversas idades que fazem um show maravilhoso por onde passam. O repertório formado por 15 músicas do cancioneiro caipira são executadas através dos mais tradicionais ritmos que envolvem o genêro, como Toadas, Cururús, Folia de Reis, Guarânias, Xamamés, Cateretês, entre outros.

Caricatura (Ede Galileu)
Durante duas horas, dois caricaturistas ficarão à disposição do público para fazer as caricaturas gratuitas. Ede Galileu desde muito pequeno foi influenciado por seus pais a gostar de artes e aos 12 anos iniciou o curso de desenho e pintura e hoje dá aulas e atua como um importante ilustrador de editoriais, além de artes plásticas e história em quadrinhos.

João Ormond
João Ormond, violeiro mato-grossense, compositor, pesquisador e historiador, saiu de Cuiabá há 13 anos e fixou residência em Jundiaí com o intuito de levar a música de raiz pantaneira a outros cantos do País. É considerado pela crítica como um dos novos representantes da música regional brasileira. A obra de João Ormond é uma das mais expressivas revelações da paisagem poético-musical do Mato Grosso-Brasil. Com um ponteado ímpar e harmônico, ele mostra a mistura da música cabocla com a música popular brasileira, destacando a viola como instrumento polivalente e universal; tocando modas e toadas, chamamés e guarânias, ritmos da fronteira mato-grossense.

Cia. Dança Kahal
Criado em 2011, a Cia. Kahal vem se destacando no cenário nacional e internacional de dança. Tornou-se conhecida quando venceu o primeiro programa competitivo de dança “Se ela dança, eu danço”, realizado pela emissora SBT.

Giuliano Neri
Saxofonista solo, tenor e soprano, Giuliano tem formação musical e habilidades ímpares nos instrumentos musicais flauta doce, sax e canto.

Sertanight
A Banda Sertanight, natural de Jundiaí, foi criada há 2 anos e vem contagiando o público por onde passa. A banda apresenta em seu show um repertório animado e dançante, composto por músicas de autoria própria, como “Vem que vem” e “Beijar Mil”, e músicas de artistas consagrados dentro do estilo sertanejo universitário.

Dança cigana (Marlucy Fontenele)
A idéia nasceu do resultado de aulas de dança no Ateliê Casarão, com a intenção de tornar mais popular essa modalidade de dança. Um espetáculo que tem como repertório músicas ciganas de todas as influências (russa, espanhola, francesa, entre outras).

Cia. Educativa – Princesas na Festa da Uva
A Princesa Bela (da Bela e a Fera) caminha pelo parque junto com o livro de contos (Livroaldo) fazendo pequenas intervenções teatrais de 5 a 10 minutos conversando com adultos e crianças. Na interação de ambos e no bate-papo com as pessoas, Bela lê um poema que fala a respeito da cidadania e meio ambiente incentivando os ouvintes a participarem através de palmas e palavras.

Cosplay
Quinze pessoas estarão fantasiadas de personagens de quadrinhos, filmes, games e animação. Estes cosplayers estarão interpretando os personagens e andando pelo parque, brincando, tirando fotos e conversando com as crianças. Junto com eles estarão dois coordenadores garantindo a segurança dos cosplayers.

Trupe Pling! (cortejo)
Com coordenação de Ulisses Vertuan, a Trupe Pling surgiu de uma oficina de artes circenses em maio de 2009 com o objetivo de incentivar a criatividade, sensibilidade, a autoestima e trazer ao público o lúdico do universo do Circo, destacando-o como grande colaborador na formação de platéia para esta arte. Seis atores acrobatas dividem a cena com números de equilíbrio, força, aéreos e clowns.

Cia. Tão Distante
Os palhaços interagem com o público de forma espontânea e alegre, tendo como ponto forte as “gags” clássicas circenses em contato direto com as pessoas. Circulam por todo o evento e divertem o público. A idéia é servir como agente genuíno representantes do riso e da quebra do cotidiano, cevando o público a refletir sobre o cômico presente em todos nós.

Rick e Kelly – “Emília, a boneca gente”
Emília é uma boneca de pano feita pela tia Anastácia, que engoliu a pílula da fala inventada pelo Dr. Caramujo. A partir daí fala como uma matraca. Ela está com defeito, acha que as pílulas estão fracas, tem dificuldades para andar falar e que r encontrar o Dr. Caramujo. Mas acaba encontrando um palhaço do Reino das Águas Claras. Assim, Emília acaba colocando o Bobo da Corte em muita confusão. Depois de encontrar com o Marquês de Rabicó, Narizinho, Visconde, Narizinho e a terrível Cuca, o palhaço consegue as pílulas para Emília.

Ted Nicotina e Os Alcatrões
A banda foi formada em 1995 e desde então não sai da estrada. Apresenta em seu repertório o bom e velho rock and roll, tendo em suas raízes o melhor dos anos 50 e 60 e o rockabilly.

Old Black Joe
A banda é formada por Tiger (Voz Principal e Guitarra Base), Fernando “Corvo” Guerino (Guitarras), Big Richard (Contrabaixo) e Junior Ice Boy (Bateria). O estilo da banda é essencialmente o rock dos anos 50, especialmente o rockabilly.

Banda Perdidos na Noite
Formada em meados de 2011, a banda tem seu repertório totalmente focado no rock nacional. Tocando as músicas que foram sucesso com as mais variadas bandas do gênero, como Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Titãs, Dr. Silvana e Cia, Biquini Cavadão, Erva Doce, Kid Vinil, Leo Jaime e muitos outros. A cada show, o público pode conferir e esperar novos e inusitados figurinos, performances e sátiras dos artistas, cantores e situações que foram e ainda são referência no cenário musical.

Banda UTI
Lançada no cenário musical jundiaiense em 1989, a banda, por seu gênero musical focado no rock clássico e por sua formação altamente profissional, conquista, ano a ano seu espaço. Em seu repertório estão os clássicos do rock internacional consagrados principalmente nas décadas de 70 e 80 – Pink Floyd, Ozzy Osbourne, Lynyrd Synyrd, Peter Frampton, Kansas, Deep Purple, Creedence, AC/DC, Led Zeppelin, Rolling Stones, Guns’n Roses, etc.

Banda Patrulha Noturna
A proposta inicial do Patrulha era resgatar os clássicos do rock’n roll dos anos 50/60. Depois de algum tempo, a banda passou a incorporar ao repertório sucessos do rock brasileiro dos anos 80 como Legião Urbana, Ira, 365, Camisa de Vênus, RPM, Barão Vermelho, entre outros e também clássicos do punk rock com Ramones, Sex Pistols,Billy Idol, etc.

Rock Seixas
Formado em 1988, liderada por Daniel Tavares, ou melhor, “Danielzito” com o intuito de homenagear Raul Seixas, pois todos notavam a incrível semelhança física e de timbre de voz que Daniel possuía principalmente escutando , cantando junto aos discos e absorvendo as músicas do Raul. O Rock Seixas reproduz ao vivo toda a magia do repertório do “Maluco Beleza” em discos que embalaram a música brasileira dos anos 70 e 80, com clássicos consagrados, mas também com o melhor do lado B.

Trupe Pling – “Com Tecido”
Com coordenação de Ulisses Vertuan, a Trupe Pling surgiu de uma oficina de artes circenses em maio de 2009 com o objetivo de incentivar a criatividade, sensibilidade, a autoestima e trazer ao público o lúdico do universo do Circo, destacando-o como grande colaborador na formação de platéia para esta arte. Seis atores acrobatas dividem a cena com números de equilíbrio, força, aéreos e clowns.

Banda Regra Três
O Trio Regra Três participa desde 1999 de eventos culturais em Jundiaí e também em outras localidades. O trio visa proporcionar ao público circulante a audição de boa Música Popular Brasileira, com repertório que inclui nossos mais renomados compositores, como Caetano Veloso, Chico Buarque, Djavan, Tim Maia, Zé Ramalho, Rita Lee, Beto Guedes, dentre outros.

Portal do Egito (dança do ventre)
É uma escola de dança, especializada em dança do ventre, com uma grande equipe de professores. Desde 2008 promove festivais, viagens em grupo (nacionais e internacionais) e grupos de estudos. Com um estilo próprio, o bailarino aprende a dança do ventre moderna com adequações de diversas modalidades de dança, expressões, psicologia, socialização sem perder a essência da dança em sua origem.

Sapiranga
Sapiranga, violinista, cantor e compositor, é pesquisador de cultura popular. Dela extrai seus símbolos e sentimentos para fazer as suas músicas que possui uma moldura arrojada e moderna. O show Sapiranga – Rock in Baião é a fusão contemporânea de músicas brasileiras de diferentes estilos, uma mistura de Luiz Gonzaga e Raul Seixas levando a brasilidade do baião nordestino ao ritmo do rock e vice-versa.

Banda Fanttom
A banda é reconhecida pelo repertório variado de pop rock, com influências de vários grandes artistas como Bom Jovi, Skid Row, Van Halen, The Calling, 3 Doors Down, Jota Quest, Capital Inicial, entre outros.

Banda Amy Winehouse
Shelly Simon apresenta um tributo em homenagem à cantora Amy Winehouse. O projeto do tributo foi idealizado em uma apresentação de Shelly Simon no dia da morte da cantora. Desde então, Shelly Simon acompanhada de uma banda musical, segue pelas casas noturnas e nos mais variados eventos. Caracterizada de Amy, leva ao público uma performance que emociona os fãs.

Samba de Ladeira
Em meados de 2009, a convite do músico Dô Du Kvaco, reuniram-se sambistas de vários grupos da região para montar o projeto “Comunidade Sócio Cultural Samba da Ladeira”. Tendo influência os grandes nomes do samba do Brasil, o grupo se destaca no cenário do samba de São Paulo dividindo palco com grandes nomes como: Fundo de Quintal, Diogo Nogueira, Quinteto em Branco e Preto, Revelação, Raça Negra, entre outros.

Tambores de Inkice
O grupo foi idealizado e organizado pelo músico Kléber Moura em 2010, a partir de suas aulas de percussão ministradas no Ateliê Casarão. Desde então o grupo se apresentou em diversos eventos da cidade e região. O grupo possui 17 integrantes e possui duas vertentes de apresentação; uma com músicos, atores, poetas e dançarinos onde se misturam batidas africanas, maracatu, tambores, violão, guitarra, flauta, berimbau, poesia, teatro e dança e a outra vertente com a apresentação do maracatu nação de baque virado com cortejo, onde os músicos focam nessa linha musical e se deslocam ao mesmo tempo em que tocam seus instrumentos, permitindo uma interação do grupo com o público.

Kombinado Não é Carro – “Respeitável Público”
O projeto “Kombinado não é Carro” traz uma Kombi itinerante customizada que se transforma num teatro aberto e leva mambembes, contadores de história e saltimbancos, que por meio de músicas, danças e brinquedos cantados, convidam o público à escolher um sonho, um retalho – e para isso traz a montagem da peça “ Eu disse Brinco… Brincarei…”

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/01/31/conheca-um-pouco-mais-sobre-as-atracoes-da-festa-da-uva-2014/