Contêineres nos bairros começam a ser implantados

Publicada em 02/01/2014 às 17:14

O secretário de Serviços Públicos da Prefeitura de Jundiaí, Aguinaldo Leite, informou nesta quinta-feira (2) que o edital que trata dos investimentos na dinamização do sistema de coleta e destinação do lixo na cidade está na fase de fechamento dos orçamentos. Dos 32 serviços previstos no edital, um deles é a contratação de 6 mil contêineres que serão instalados, a partir de março, de forma gradual, em toda a cidade. O objetivo é melhorar ainda mais este serviço à população.

MAIS
Novo auxílio-aluguel aprimora política de habitação

Aguinaldo Leite: “Mudar cultura da destinação do lixo

Aguinaldo Leite: “Mudar cultura da destinação do lixo

“Num primeiro momento, fizemos a experiência com os contêineres na região central e os resultados, ao longo de pouco mais de 10 meses, sinalizam que a medida será bem sucedida também nos bairros”, diz o secretário. Segundo ele, a utilização dos contêineres contribui para deixar a cidade mais saudável, com o fim do lixo nas ruas, e também aumenta a eficiência na questão do material reciclável.

O secretário considera que não é somente a implantação de um novo sistema, mas a construção de uma nova cultura no que diz respeito à limpeza pública e destinação dos resíduos. E a participação da população é fundamental para atingir esses objetivos. “Tanto que faremos a implantação de forma gradual, sempre acompanhada de uma grande campanha de orientação e monitoramento”, explica.

A meta é chegar aos 6 mil contêineres no prazo de 18 meses. Contudo, como destaca Aguinaldo Leite, na medida em que eles serão implantados, a secretaria fará o monitoramento, podendo atingir essa meta antes do prazo previsto. “É importante , para isso, trabalharmos a questão pedagógica que acompanha o processo, com acompanhamento de perto, sempre orientando a população sobre os procedimentos corretos para descarte do lixo”, comenta.

Dois tipos
Os contêineres têm duas cores: verde para o lixo reciclável e marrom para o orgânico (restos de alimentos). As vantagens são muitas, como evitar que os sacos fiquem expostos muito tempo nas calçadas, podendo ser violados por animais ou arrastados pela chuva até os bueiros. Além disso, os novos equipamentos facilitam a separação dos resíduos, possibilitando realizar a coleta seletiva.

Diferente de outros mecanismos já utilizados, os recicláveis serão destinados todos para um único contêiner, já que a separação ocorrerá no destino final. “As pessoas não precisam se preocupar com a separação entre os diversos tipos de recicláveis, apenas terão de colocá-los nos contêineres”, explica o secretário.

Vandalismo na mira
Atos de vandalismo, como os registrados neste final de semana prolongado, quando dois contêineres foram incendiados na região central, serão monitorados e os responsáveis identificados e punidos. O incidente foi registrado na praça Rui Barbosa. Segundo o secretário Aguinaldo Leite, os contêineres possuem mecanismos que permitem que eles sejam rastreados por GPS e, assim, desmotivando atos de depredação e vandalismo.

Jundiaí é coberta por um expressivo número de câmeras, que estão integradas, por meio da Guarda Municipal, com os órgãos de segurança pública da cidade. Com isso, as pessoas que forem flagradas ou filmadas cometendo atos de vandalismo contra bens públicos – como é o caso dos contêineres – responderão criminalmente por isso. Além de multa e obrigatoriedade de ressarcir os cofres públicos, a lei prevê também detenção.

Atualmente, os contêineres estão instalados em todo o quadrante das ruas Rosário e Barão de Jundiaí, além do calçadão da rua São José. São 60 unidades, entre coletores de orgânicos e recicláveis. Nos bairros, eles serão instalados de acordo com cada localidade, podendo ser mais em alguns e um número menor onde não houver necessidade de mais.

Uma das vantagens ainda citadas pelo secretário é o fato de o cidadão poder descartar seu lixo mesmo antes do dia previsto para o caminhão passar. No modelo atual de coleta, se o lixo for colocado na calçada um dia antes, ele poderá entupir bueiros em caso de chuvas ou atrair animais, que acabarão por espalhar o lixo na rua.

Por Alcir de Oliveira
Fotos: divulgação e fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/01/02/conteineres-nos-bairros-comecam-a-ser-implantados-em-marco/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original