Secretaria de Educação prepara volta às aulas

Publicada em 24/01/2014 às 17:09

Mais de 32,6 mil alunos da rede municipal de ensino iniciam o ano letivo dia 5 de fevereiro. A Secretaria de Educação prepara a volta às aulas. Neste ano, além de kits de material escolar, os estudantes serão beneficiados pela primeira vez com os uniformes, que chegam às Emebs em março, conforme previsto.

MAIS
Pais aprovam panfletos contra o uso de cerol

Mais de 30 mil crianças terão material e uniforme

Mais de 30 mil crianças terão material e uniforme

Nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, todos os alunos passarão pelo tradicional período de adaptação e reorganização escolar. Para estes três dias, as equipes escolares preparam várias atividades, principalmente lúdicas, para que as crianças e os jovens se socializem com os novos colegas, com professores e demais funcionários das unidades. É um período também para se ambientarem com a Emeb. Por conta disso, não há necessidade de material didático.

Já a partir do dia 10 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação inicia a entrega dos kits de material escolar para todos os alunos da rede municipal e para as crianças que estão em escolas conveniadas e entidades contratadas. O trabalho deve se estender até o dia 20 de fevereiro.

Canetas, lápis, borrachas, cola, guache, giz de cera, régua, apontador e tesoura são alguns dos itens que compõem a lista de materiais ofertados à população. Ao todo, são quatro kits, montados de acordo com o segmento: creche (0 a 3 anos), Educação Infantil II (4 e 5 anos), Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano).

“A novidade é que eles terão estojo, pasta com alça (uma espécie de maleta), canetas coloridas e forneceremos cadernos personalizados com os Hinos do Brasil e de Jundiaí. Todo o material foi revisado. A qualidade será superior a do que foi ofertado no passado”, informa o secretário de Educação e vice-prefeito, Durval Orlato.

Os kits de material destinados aos alunos das escolas conveniadas e entidades contratadas chegarão ao Complexo Argos para posterior distribuição.

“A rede também fornecerá todo o material didático aos alunos. Parte já está disponível nas escolas. Alguns livros deverão chegar às Emebs na primeira quinzena de fevereiro, dentro do que foi previsto anteriormente”, ressalta Orlato.

Uniforme
Neste ano, pela primeira vez, os estudantes da rede municipal de Jundiaí também receberão uniformes. Serão contemplados em torno de 26,5 mil alunos da pré-escola ao Ensino Fundamental. Por conta da fase de crescimento registrada no decorrer do ano, as crianças da creche não receberão a vestimenta.

O kit de uniforme será composto por 11 itens: um blusão, duas calças, duas bermudas para os meninos ou dois shorts-saia para as meninas, duas camisetas com manga, uma camiseta pólo, dois pares de meia e um par de tênis . “O uniforme completo será entregue nas escolas na primeira quinzena de março, de acordo com o previsto pela Secretaria de Educação. Durante o mês de fevereiro, as empresas vencedoras da licitação farão o levantamento para conhecer os tamanhos e medidas dos alunos da nossa rede. Após a entrega, faremos a conscientização dos pais e estabeleceremos a norma sobre a obrigatoriedade do uso”, destaca o secretário.

Ao oferecer gratuitamente a vestimenta completa, a Secretaria Municipal de Educação atende uma demanda antiga da população. “O uniforme é um instrumento de autoestima. Através dele, nós conseguimos incluir todos os alunos no contexto. Neste aspecto não haverá mais diferença social: não teremos mais uma criança com um tênis bom e outra com calçado rasgado. Todos serão beneficiados. Além disso, o uniforme traz segurança para o ambiente escolar, pois com ele é mais fácil identificar os alunos”, acrescenta Orlato.

Observação
As famílias que sentirem a necessidade de mais peças poderão adquirir no comércio. A Secretaria de Educação oferece a logomarca e as cores para a confecção de itens avulsos. No entanto, a pasta informa que a relação entre os pais dos alunos e as confecções/lojas é estritamente comercial, em que não há interferência da Secretaria Municipal de Educação.

Por Roberta de Sá
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/01/24/educacao-secretaria-prepara-a-volta-as-aulas/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original