Festa da Uva 80 anos: Abertura é nesta quinta (30)

Publicada em 30/01/2014 às 14:12

Será nesta quinta-feira (30), a partir das 19h, a abertura oficial da 31ª Festa da Uva e 2ª Expo Vinhos, no Parque da Uva. O evento completa 80 anos de realização. Os portões serão abertos às 18h. A festa prossegue na sexta-feira (31) e nos dias 1, 2, 7, 8, 9, 14, 15 e 16 de fevereiro. Às sextas-feiras, das 18h às 22h, aos sábados, das 10h às 22h, e aos domingos, das 10h às 20h.

MAIS
A Festa da Uva 2014 em números

Workshops culinários reúnem 30 saborosas receitas

Estrutura da festa foi ampliada: mais comodidade

Estrutura da festa foi ampliada: mais comodidade

Além da solenidade oficial, serão divulgadas as fotos premiadas no concurso “Jundiaí Terra da Uva e Vinho”. Será realizada também a primeira cerimônia da pisa da uva, pelo grupo Stella Bianca. O evento vai se estender por três fins de semana (de sexta-feira a domingo), um a mais que em 2013. Ao todo, serão 10 dias de festa. Esta edição manterá o formato da anterior, com foco no retorno às origens do evento a partir da valorização do produtor rural e da produção de uvas.

“Nosso objetivo é valorizar a história da produção de uva em nossa cidade, a gastronomia jundiaiense, as tradições, os artistas locais, a produção artesanal e os produtos típicos da cidade. O modelo adotado desde o ano passado deu muito certo e mostrou que estamos no caminho certo”, afirmou o prefeito Pedro Bigardi, que conferiu de perto os preparativos para a festa.

Serão três finais de semana do evento

Serão três finais de semana do evento

A estrutura será maior em comparação ao ano passado. Serão 10 mil m² de área de exposição, 3,7 mil m² de praça de alimentação com 2,4 mil lugares, 160 expositores, 19 bairros e 20 entidades participando, parque inflável com 600 metros quadrados, 13 estandes de gastronomia típica e 140 atrações culturais. Com tudo isso, a expectativa é de que a festa receba cerca de 100 mil visitantes.

O primeiro pavilhão, chamado de “Bem-Vindo”, será reservado para as exposições de frutas e fotos. Já o segundo, o pavilhão “Vinho e Cultura”, ficará reservado para as adegas. A venda das uvas ficará concentrada no terceiro, o “Pavilhão das Frutas”. O artesanato do programa “Jundiaí Feito à Mão” estará ao redor dos pavilhões, em área que será toda coberta para maior comodidade do público.

Atrações
No dia 2 de fevereiro ocorre a Parada do Carro Antigo, com saída às 10h do Paço Municipal e chegada prevista para as 11h no Parque da Uva. Os participantes serão recepcionados por duas bandas de rock’n roll que tocam sucessos dos anos 50.

O Desfile de Cavaleiros será no dia 9 de fevereiro com saída marcada para as 8h no bairro da Roseira. A chegada está prevista para as 11h no Parque da Uva com a apresentação da Orquestra de Viola Terra da Uva.

Estão programados ainda, aos sábados e domingos, workshops culinários nos seguintes horários: 11h, 13h, 15h e 16h30. São 30 receitas, todas à base de uva.

Os passeios turísticos acontecerão duas vezes por dia com saídas às 11h e às 15h do Parque da Uva. São duas horas de passeio entre a região central da cidade e em uma propriedade rural. O passeio terá o custo de R$ 10.

Niza Souza e Kadija Rodrigues
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/01/30/festa-da-uva-80-anos-abertura-e-nesta-quinta-30/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original