História da jundiaiense Ariane ganha destaque nacional

Publicada em 22/01/2014 às 18:51

A história da jundiaiense Ariane Cantuaria da Silva, deficiente auditiva que se formou em engenharia química, ganhou repercussão nacional. Seu exemplo de vitória e persistência foi divulgado na rede social do Viver Sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria Nacional de Promoção de Direitos da Pessoa com Deficiência.

MAIS
Uma vitória embalada pelo som do coração

Persistência: Ariane formou-se em engenharia química

Persistência: Ariane formou-se em engenharia química

O texto exalta a experiência de Ariane como um exemplo bem-sucedido da ideia da educação inclusiva, da motivação dos pais pela descoberta de novos caminhos cognitivos para o desenvolvimento de um filho com deficiência desde a descoberta da surdez, quando tinha um ano de idade.

Os pais de Ariane, Acilvio e Marta, se sentem emotivos. “Passa uma história na nossa cabeça”, afirma o pai. Para ele, essa propagação da história da filha é um processo que se inicia para desbravar o preconceito no trabalho qualificado contra a pessoa com deficiência. “É uma nova etapa. E o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, viu com bons olhos”, diz Acilvio ao afirmar que recebeu uma carta do ministro parabenizando Ariane pela formatura.

Carta que o ministro Aloízio Mercadante mandou para Ariane

Carta que o ministro Aloízio Mercadante mandou para Ariane

Acilvio conta que enviou um e-mail para o ministro convidando-o para a coleção de grau de Ariane, que aconteceu nesta terça-feira (21) no UniAnchieta. “Foi uma tremenda surpresa ver o e-mail de retorno. A mensagem foi lida no fim da colação”, conta o pai.

A história de Ariane também foi destaque nos principais jornais e televisões da cidade.

Por Kadija Rodrigues
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/01/22/historia-de-ariane-ganha-destaque-nacional/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original