Serviço do São Vicente orienta uso de medicamentos
Publicada em 30/01/2014 às 18:02O uso adequado de medicamentos, essencial para o sucesso de tratamentos médicos, é o alvo do novo serviço implantado em Jundiaí pelo Hospital São Vicente de Paulo em parceria com a Secretaria de Saúde. Com apenas uma ligação telefônica, os moradores contam com orientação de assistência especializada no Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM).
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“Disponibilizamos um telefone para que pacientes possam tirar dúvidas sobre o uso correto do medicamento receitado na hora da alta, como horário, dosagem e diluição”, afirma a gerente de Farmácia do São Vicente, Janeth Suzuki.
O plano é usar o serviço também como uma espécie de monitoramento. As informações solicitadas serão indicadores para a equipe entender quais as dúvidas mais frequentes, podendo antecipar a solução desses casos ainda na fase de prescrição.
A medida atrai a atenção da Secretaria de Saúde. Para o gerente de Assistência Farmacêutica, Marco Túlio Ribeiro, a iniciativa é de extrema importância “na promoção do uso racional de medicamentos, objetivando um tratamento seguro e eficaz”.
O mesmo número de telefone usado para orientar os pacientes também atende as equipes multidisciplinares do hospital e permite a análise futura dos dados para o aperfeiçoamento das orientações prévias. O contato com o serviço é realizado pelo (11) 4583-8236 e eventualmente também pode ser utilizado pelos demais moradores da cidade.
Remédios usados
Ao lado das orientações, o setor de farmácia do hospital implementou o projeto Descarte Consciente, aberto a todos os interessados. “Participar da campanha é muito simples: as pessoas devem separar os medicamentos vencidos, se possível conservando-os dentro da caixa original, e entregá-los na farmácia do Hospital São Vicente. Agindo dessa forma, os medicamentos vencidos não prejudicarão sua saúde ou o meio ambiente”, explica a gerente do serviço.
Como referência regional de alta complexidade, o Hospital São Vicente de Paulo é um dos hospitais mantidos pela Prefeitura de Jundiaí (o outro é o Hospital Universitário) e realizou mais de 170 mil atendimentos em 2013. As iniciativas tomadas para reforçar o uso consciente de medicamentos no hospital podem, depois de consolidadas, serem replicadas em outros setores do município e de toda a Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ).
Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: arquivo – PMJ
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