Serviço do São Vicente orienta uso de medicamentos
Publicada em 30/01/2014 às 18:02O uso adequado de medicamentos, essencial para o sucesso de tratamentos médicos, é o alvo do novo serviço implantado em Jundiaí pelo Hospital São Vicente de Paulo em parceria com a Secretaria de Saúde. Com apenas uma ligação telefônica, os moradores contam com orientação de assistência especializada no Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM).
MAIS
Servidores da Educação participam de plenária no Polytheama
“Disponibilizamos um telefone para que pacientes possam tirar dúvidas sobre o uso correto do medicamento receitado na hora da alta, como horário, dosagem e diluição”, afirma a gerente de Farmácia do São Vicente, Janeth Suzuki.
O plano é usar o serviço também como uma espécie de monitoramento. As informações solicitadas serão indicadores para a equipe entender quais as dúvidas mais frequentes, podendo antecipar a solução desses casos ainda na fase de prescrição.
A medida atrai a atenção da Secretaria de Saúde. Para o gerente de Assistência Farmacêutica, Marco Túlio Ribeiro, a iniciativa é de extrema importância “na promoção do uso racional de medicamentos, objetivando um tratamento seguro e eficaz”.
O mesmo número de telefone usado para orientar os pacientes também atende as equipes multidisciplinares do hospital e permite a análise futura dos dados para o aperfeiçoamento das orientações prévias. O contato com o serviço é realizado pelo (11) 4583-8236 e eventualmente também pode ser utilizado pelos demais moradores da cidade.
Remédios usados
Ao lado das orientações, o setor de farmácia do hospital implementou o projeto Descarte Consciente, aberto a todos os interessados. “Participar da campanha é muito simples: as pessoas devem separar os medicamentos vencidos, se possível conservando-os dentro da caixa original, e entregá-los na farmácia do Hospital São Vicente. Agindo dessa forma, os medicamentos vencidos não prejudicarão sua saúde ou o meio ambiente”, explica a gerente do serviço.
Como referência regional de alta complexidade, o Hospital São Vicente de Paulo é um dos hospitais mantidos pela Prefeitura de Jundiaí (o outro é o Hospital Universitário) e realizou mais de 170 mil atendimentos em 2013. As iniciativas tomadas para reforçar o uso consciente de medicamentos no hospital podem, depois de consolidadas, serem replicadas em outros setores do município e de toda a Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ).
Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: arquivo – PMJ
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original