Prefeitura de Jundiaí estuda nova parceria contra Aids
Publicada em 26/01/2014 às 19:02O prefeito Pedro Bigardi e a primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi visitaram sábado (25) a entidade Gipa (Grupo de Incentivo à Prevenção da Aids) e conversaram sobre a possibilidade de novas parcerias nesse setor, que vem ganhando força entre as preocupações de governo com a saúde dos moradores.
MAIS
Curso para agentes de trânsito começa segunda (27)
De acordo com Sérgio de Souza, que preside o Gipa, a atenção é necessária para toda a comunidade porque o risco continua existindo – principalmente porque surgiram novas variantes comportamentais, como a sexualidade precoce em adolescentes e a retomada da vida afetiva na terceira idade.
Tanto o prefeito quanto a primeira-dama destacaram o histórico do grupo, criado em uma calçada da rua Prudente de Moraes em 2001 e que depois funcionou numa sala do Núcleo Integrado de Saúde (NIS), num espaço municipal na rua Barão de Jundiaí e, finalmente, no número 1.117 da rua Rangel Pestana (onde é mantido).
O trabalho de apoio às famílias com integrantes soropositivos de baixa renda abrange 35 famílias com casos individuais ou também de apoio para o convívio normal dos familiares que não apresentam o vírus HIV – incluindo crianças positivas ou negativas nesse quadro. De acordo com a entidade, as limitações permitem o atendimento integral a 21 famílias, com um rodízio de espera para as demais.
Um dos estudos levantados no encontro pela assessoria do setor, coordenada por Eginaldo Honório, é a meta de prestação de serviços, que pode levar a um futuro convênio. No âmbito do Fundo Social de Solidariedade (Funss), o apoio tem sido desenvolvido em ações como a doação de cestas básicas para as famílias atendidas.
De acordo com o prefeito Pedro Bigardi, a entidade é uma das beneficiadas pelo retorno da Feira da Amizade, em 2013, por iniciativa do Fundo Social de Solidariedade. E vai estar presente também na Festa da Uva.
O trabalho de prevenção promovido pelos integrantes do Gipa, mesmo antes da criação formal da entidade, aconteceu em eventos, ruas e bairros da cidade.
Ações
A Prefeitura de Jundiaí conta atualmente com um trabalho próprio nesse setor com o Centro de Testagem e Amostragem (CTA), da Secretaria Municipal de Saúde. Em dezembro do ano passado, inclusive, o centro contou com dezenas de artistas voluntários em evento do Dia Mundial de Combate à Aids, realizado no Parque da Cidade. Agora, prepara-se para uma grande ação para o período de festas do Carnaval.
“Foi uma visita muito importante em nossa assembleia, que nos incentiva a novos planos de continuidade do trabalho. Tanto eu quanto minha vice Camila, a primeira tesoureira Tatiane e a primeira-secretária Cibele, ao lado dos demais integrantes, ficamos emocionados. Precisamos todos unir forças e reativar a prevenção”, resumiu Sérgio, em nome da entidade.
Outras pessoas e instituições que quiserem contribuir com a entidade podem fazer contato pelo telefone 2816 1339 ou na própria sede, na Vila Municipal. Durante a 31ª Festa da Uva, o Gipa também está entre as entidades assistenciais presentes ao evento.
Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original