Viaduto da Ponte São João já está de cara nova

Publicada em 20/01/2014 às 16:47

A segunda fase do trabalho de manutenção e limpeza, realizada pela Secretaria de Serviços Públicos, no viaduto São João Batista, que liga a Ponte São João ao Centro, continuou neste domingo (19). Nesta etapa foram realizadas a recuperação e pintura das calçadas, além limpeza, raspagem de mato e continuação do projeto de iluminação.

MAIS
‘Bairro Limpo’ recolhe mais de 800 toneladas de resíduos

Grades possivelmente substituirão placas de concreto no viaduto

Grades possivelmente substituirão placas de concreto no viaduto

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, esta etapa trata da recuperação visual do viaduto. “Estamos trabalhando, desde o último dia 12, com a estética e preservação histórica do viaduto. Ao finalizar, analisaremos a parte estrutural”.

“Já realizamos lavagem, pintura em parte da área interna do viaduto. Além disso, a equipe trocou lâmpadas, reatores, fiação elétrica e drenos, para evitar infiltrações”, completa.

Aguinaldo Leite fiscaliza segunda fase de manutenção do viaduto

Aguinaldo Leite fiscaliza segunda fase de manutenção do viaduto

Outro aspecto avaliado nesta etapa são as placas de concreto, que devem ser substituídas. “Apresentamos propostas ao Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Jundiaí (Compac), para substituir as placas por grades. Além de diminuir cerca de 12 toneladas em cima do viaduto, com as grades, diminuímos os problemas de pichação”, diz o diretor da pasta, Marcelo Cardoso.

Cardoso ressalta ainda, que no último domingo (12), os postes de iluminação foram recuperados, mas por conta das chuvas da terça-feira (14), alguns foram danificados novamente. “Recebemos reclamação de que os postes estavam depredados. Checamos que não ofereciam risco e deixamos para refazer o trabalho hoje. Portanto, pedimos que os munícipes entendam que estamos fazendo por etapas, o viaduto ainda não está concluído”.

O desvio alternativo está sendo realizado pelo viaduto Sperandio Pelliciari, com sinalização e orientação de agentes de trânsito, da Secretaria de Transportes. Há monitoramento por câmeras e alteração no tempo dos semáforos situados nos desvios alternativos, para que congestionamentos, principalmente no período de 16h às 19h, sejam evitados.

Segurança
De acordo com o vereador Celso Arantes a manutenção do viaduto é uma reivindicação antiga, que no governo Bigardi foi iniciada. “A recuperação da iluminação é um dos principais aspectos do viaduto, para aumentar a segurança dos munícipes”.

O secretário frisa que o objetivo é, além de tirar o aspecto de abandono do local, realmente deixá-lo mais seguro para a população. “Era uma demanda antiga. O último serviço realizado no viaduto foi o de reforço na estrutura, há cerca de quatro anos.”


Por Luiza Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/01/20/viaduto-da-ponte-sao-joao-ja-esta-de-cara-nova/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original