GM faz sobrevoos para achar balões e fiscalizar Serra

Publicada em 03/02/2014 às 16:31

Dando continuidade ao trabalho preventivo de fiscalização e minimizando a prática de soltura de balões, a Guarda Municipal de Jundiaí realizou na manhã de domingo (02) um sobrevoo em áreas com maior incidência de balões da Serra do Japi que, durante janeiro, sofreu com três focos de incêndios.

MAIS
Câmeras evitam incêndio maior em área de preservação

GM: Mais de 200 veículos recuperados por meio do OCR

GM apreende balões e diminui o risco de incêndios

GM apreende balões e diminui o risco de incêndios

“Já tínhamos áreas pré-identificadas de soltura. Por meio dos sobrevoos fizemos um mapeamento das áreas. Com relação à Serra do Japi, a baixa umidade e as altas temperaturas têm sido fator preponderante para os incêndios”, explicou o subcomandante da GM, Paulo Vicente Soares.

Com o trabalho em conjunto do helicóptero e das viaturas em terra, durante as duas horas de voo foram monitorados cerca de cinco balões em diversos pontos da cidade. Dois balões foram identificados, um no Jardim Tarumã e o outro no Corrupira. Os demais foram em direção a outras cidades, sendo mais tarde alertadas.

Do Jardim Tarumã, quatro pessoas foram detidas. Uma viatura do Apoio Tático deteve os indivíduos na Rua Santa Rita, Ponte São João. A equipe da Divisão Florestal fez a apreensão dos apetrechos do balão. Elas foram conduzidas ao Plantão Policial. Além dos balões, foram apreendidos botijões de gás e rojões, que são usados durante a soltura. Os indivíduos foram liberados logo após prestar depoimento.

O segundo balão foi apreendido depois de cair em um campo de futebol, no Jardim Novo Horizonte. Ele era colorido e tinha aproximadamente 6 metros. Ninguém foi detido.

Para Soares, é importante ter a participação da população na fiscalização da prática ilegal. “De nada adianta termos ótimos equipamentos se não temos a confiança da população.” Ele ainda cita que todos devemos ter consciência do risco de soltar balões. “Se parte da população (os baloeiros) tivesse consciência, todo o investimento usado na operação poderia ser usado em outras áreas como Saúde e Educação”, afirmou.

De acordo com o Comandante José Roberto Ferraz, esta ação faz parte de um Projeto de Fiscalização de Território de Gestão da Serra do Japi, que está sendo feito desde 2013, envolvendo fiscalização motorizada em áreas monitoradas através de helicópteros e aeronaves do Aeroclube de Jundiaí.

Todo o resultado do trabalho foi graças a confiança depositada pela população, ao fornecer informações precisas através do telefone 153 ou 4492-9060 da Guarda Municipal de Jundiaí, resultando nas identificações e apreensões de balões.

Carolina Namura Gaspar Moreira leite
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/03/gm-faz-sobrevoos-para-identificar-baloes-e-fiscalizar-serra/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original