Jundiaí e Governo do Estado fecham ação contra dengue

Publicada em 04/02/2014 às 18:40

O secretário de Saúde, Cláudio Miranda, esteve em São Paulo, nesta terça-feira (4), para uma reunião com o secretário estadual de Saúde, David Uip. O objetivo do encontro foi discutir os riscos sanitários previstos pela circulação de pessoas de diversos países na região durante a Copa do Mundo no Brasil.

MAIS
Jundiaí retoma levantamento larvário contra dengue

Um dos temas centrais foi a dengue, que atingiu proporções estaduais epidêmicas em 2013, ainda que tenha sido mais controlada no município. E também foram abordadas as doenças que podem ser trazidas de outros países.

Cláudio Miranda e David Uip: apoio de Jundiaí

Cláudio Miranda e David Uip: apoio de Jundiaí

“A preocupação principal é com a época do evento, que com treinos e jogos acontece entre maio e junho que é também um período de muita atenção nas questões de saúde”, afirma Miranda. Jundiaí está localizada próximo de Campinas, onde ficarão Portugal e Gana, e Itu, que recebe Japão e Rússia, além de outras cidades como Porto Feliz e Lindóia.

Os esforços realizados pelo município em 2013 deixaram a cidade, nos números levantados até outubro, na categoria “satisfatória” do Ministério da Saúde, fora da área de risco.

Além dos esforços renovados para o controle da dengue, evitando a exportação da doença para outros países, também o cuidado com a circulação de doenças “importadas” foi abordado no encontro.

“Em Portugal ainda vivem epidemias de sarampo, doença que está erradicada por aqui e imunizada por vacinas. Entre os riscos de Gana está a existência de cólera. E o Japão apresenta casos de síndrome respiratória aguda (SARS)”, comenta a gerente de Vigilância Epidemiológica, Solange Marquezini, que também esteve no encontro com cidades da macrorregião.

Ela afirmou que todo o sistema de saúde estará preparado para atender casos suspeitos nos pontos de urgência (como hospitais e pronto atendimentos).

O secretário Cláudio Miranda também apresentou o cenário de Jundiaí, onde a campanha “Dengue, Aqui Não!” tem sido bem sucedida na prevenção de casos da doença com a forte adesão dos moradores e deve ser reforçada nas próximas semanas.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/04/jundiai-e-governo-do-estado-fecham-acao-contra-dengue/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original