Serra: Convênio com Aeroclube ajuda no monitoramento

Publicada em 04/02/2014 às 17:51

O comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, José Roberto Ferraz, sobrevoou na manhã desta terça-feira (4) diversos pontos da Serra do Japi, inclusive áreas que estavam sendo atingidas por focos de incêndios na região de Cabreúva.

Comandante Ferraz e representantes de Cabreúva

Comandante Ferraz e representantes de Cabreúva

O sobrevoo faz parte do convênio entre a Prefeitura de Jundiaí, Guarda Municipal e o Aeroclube da cidade, que tem por objetivo monitorar áreas do Território de Gestão da Serra do Japi, fiscalizando eventuais irregularidades que representam perigo para a Serra. O coordenador da Defesa Civil de Cabreúva, Tiago Henrique Magri, e o comandante da GM daquela cidade, Pedroso, também sobrevoaram as áreas.

O diretor do Aeroclube de Jundiaí, Marcos Antônio Pereira, afirma que por meio da parceria é possível a realização de sobrevoos na Serra, sempre que necessário, auxiliando o poder público em ações preventivas. “Isso faz parte do Estatuto do Aeroclube, como atividade de interesse público”, explica Marco.

Monitoramento aéreo registrou incêndio

Monitoramento aéreo registrou incêndio

Por aproximadamente 40 minutos foi realizado o monitoramento e todas as informações sobre um incêndio que ocorria na região rural de Cabreúva foram passadas rapidamente para a Guarda Municipal e a Defesa Civil do município.

O comandante da GM de Jundiaí lembra que esta ação faz parte de um projeto do território de gestão da Serra do Japi, implantado em 2013, que envolve a fiscalização motorizada em áreas monitoradas por meio de helicópteros e aeronaves do Aeroclube de Jundiaí. “O monitoramento aéreo é de extrema importância. Ele só tem a acrescentar para o meio ambiente e para as para as cidades que circundam a Serra do Japi”, avalia Ferraz.

Assessoria de Imprensa GM
Foto: fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/04/serra-convenio-com-aeroclube-ajuda-no-monitoramento/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original