Dança circular ajuda saúde na UBS Jardim Esplanada

Publicada em 05/02/2014 às 18:26

Uma música que lembra uma ciranda popular anima as pessoas que formam um círculo na quadra coberta do centro esportivo do Jardim Esplanada, que na manhã desta quarta-feira (5) recebeu dezenas de idosos para a prática das “danças circulares”, uma técnica ainda pouco conhecida em Jundiaí.

MAIS
Jundiaí e Governo do Estado fecham ação contra dengue

Em Brasília, Jundiaí leva experiências de saúde

“Antes de trabalhar na cidade eu era da Prefeitura de São Paulo, onde tive contato com essa modalidade desenvolvida na Escócia antes de ser trazida para o Brasil. Tivemos uma boa receptividade aqui”, explica a gerente da UBS Jardim Esplanada, Vivian Betelli.

A atividade promove a percepção motora e sensorial aos participantes

A atividade promove a percepção motora e sensorial aos participantes

Ela fez a primeira formação na capital, com o grupo SemeiaDança, e deve retornar nos próximos dias para outra atualização. Mas destaca que para formar outros coordenadores dessa modalidade seria preciso pelo menos uma aula semanal ao longo de um ano.

A participante mais veterana do grupo é Joana de Oliveira, 80 anos. “Adoro isso”, garante ela sobre a interação que é formada entre os presentes. Para Vivian, o efeito de bem-estar é parte de um trabalho voltado para a prevenção e que tem tudo a ver com sua missão como enfermeira – e que inclusive está previsto na política nacional de saúde.

Dona Joana (à direita) aprovou a iniciativa da UBS

Dona Joana (à direita) aprovou a iniciativa da UBS

A coordenadora de práticas integrativas da atenção básica, Míriam Sanfelice, concorda com a avaliação. “Até mesmo vou acompanhá-la nesse novo curso do fim de semana na capital, porque estamos sempre pensando em ampliar as práticas preventivas”, comenta.

Ao contrário do senso comum, que associa essas práticas ao lazer, as atividades preventivas de saúde buscam melhorar os indicadores gerais dos participantes com técnicas orientadas. No caso, a roda de pessoas permite a interação de todos, como Masue ou Maria do Carmo comentaram no grupo desta quarta-feira, em exercícios estimulados por músicas brasileiras, escocesas e de várias outras nacionalidades. No momento, as inscrições estão abertas apenas para usuários da UBS Jardim Esplanada.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/05/danca-circular-ajuda-saude-na-ubs-jardim-esplanada/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original