Conheça as propostas para cuidar dos resíduos sólidos

Publicada em 06/02/2014 às 18:25

As propostas para cuidar dos resíduos sólidos foram apresentadas na noite desta quarta-feira (5), em audiência pública realizada pela Secretaria de Serviços Públicos, no auditório Elis Regina – Complexo Argos.

MAIS
Veja o Plano de Resíduos Sólidos na íntegra e contribua na sua formatação

Sistema atual: perdas de 95% de resíduos para o aterro

Sistema atual: perdas de 95% de resíduos para o aterro

No curto prazo (em até 5 anos), o plano básico envolve mudanças no novo sistema de limpeza urbana, com expansão da coleta diferenciada de resíduos secos e úmidos em 100% da rede de coleta e da reciclagem desse material de 20% para 50% dos materiais secos coletados.

Além disso, visa implantar a varrição mecanizada nas principais avenidas e grandes centros e também ampliar a coleta em contêineres em 100% do município.

Para esses objetivos, mudanças físicas estão previstas para a Central de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol), com a ampliação de mais esteiras de separação de materiais e modernos sistemas de peneiramento na separação dos rejeitos finais.

Mas é principalmente na coleta inicial da matéria-prima de reciclagem que o plano busca ajustes. A distribuição de ecopontos, a parceria com grandes geradores de resíduos, a educação ambiental da comunidade e a definição de contratação de prestadores de serviços com caráter social como cooperativas, catadores independentes e empresas que são os atores da atual cadeia privada do setor.

O sistema proposto: aproveitamento de até 90% dos resíduos recicláveis

O sistema proposto: aproveitamento de até 90% dos resíduos recicláveis

No médio prazo (de 5 a até 10 anos), o plano coloca a ampliação do material seco coletado para 60%, a adequação das atividades e rotinas do Sistema de Limpeza Urbana para o manejo completo desses resíduos e até mesmo a implantação de uma Unidade de Tratamento, com possibilidades de aproveitamento energético.

No longo prazo (de 10 a 20 anos) as metas visam chegar ao patamar dos melhores índices mundiais com 80% de reciclagem dos materiais secos coletados em 15 anos e subindo novamente para 90% em 20 anos.

José Arnaldo de Oliveira


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/06/conheca-as-propostas-para-cuidar-dos-residuos-solidos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original