Resíduos Sólidos disponível para consulta pública

Publicada em 06/02/2014 às 18:28

A Secretaria de Serviços Públicos realizou, na noite desta quarta-feira (5), a primeira audiência pública sobre o setorial de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos do Plano Municipal de Saneamento Básico. A partir desse evento, o plano está aberto até abril para consulta pública.

Os números mostram que Jundiaí é uma das cidades que mais geram resíduos por pessoa no País, com mais de 27 mil toneladas mensais. São cerca de 10,6 mil toneladas por mês de resíduos domiciliares (RSD), sendo mais da metade lixo orgânico. 95% do total ainda é encaminhado para o aterro sanitário de Santana do Parnaíba e apenas 5% pertencem à coleta seletiva que passa Central de Triagem Geresol. O saldo atual é de 546 toneladas mensais reunidas por esse serviço.

MAIS
Conheça as propostas para cuidar dos resíduos sólidos

Veja o Plano de Resíduos Sólidos na íntegra e contribua na sua formatação

Secretário Aguinaldo Leite apresenta as principais ações

Secretário Aguinaldo Leite apresenta as principais ações

Outras 17 mil toneladas são de resíduos da construção civil (RCC), desde o ano passado destinados ao tratamento e reuso também via Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol).

Existem ainda resíduos dos serviços de saúde (RSS), que somam cerca de 50 toneladas por mês e são encaminhados para autoclave e incineração na Silcon, em Mauá (SP).

Os resíduos sólidos também incluem materiais oriundos da limpeza de parques e outras áreas verdes, dos 15 mil quilômetros de guias nas ruas e das 35 mil galerias pluviais (bocas de lobo), chamados de resíduos sólidos urbanos (RSU).

“Ainda não é uma peça finalizada e entra em consulta pública. Depois de compilarmos as contribuições, vamos enviar para a Câmara e promover uma nova audiência pública”, explicou o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite. O plano está disponível no site da Prefeitura de Jundiaí para que os conselhos de classe, organizações não governamentais e a própria sociedade enviem contribuições.

Ações
A Secretaria de Serviços Públicos já iniciou uma série de ações como o sistema de tratamento de resíduos da construção civil, que já serve de exemplo para outras cidades ao eliminar boa parte do passivo ambiental do setor. Todo o entulho recolhido pelas caçambas é destinado ao Geresol e transformado em material, que é utilizado para a execução de calçadas, mesas e bancos de praças e outras.

Também já está em fase adiantada a identificação dos grandes geradores de resíduos como indústrias, shopping centers, centros comerciais e condomínios, entre outros, em cooperação com setores como a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. .

Para o tratamento dos resíduos orgânicos ou reciclados, Jundiaí sai na frente por conta da parceria firmada com a Alemanha e que realizará um projeto de estudo para o tratamento e destinação de resíduo sólido, envolvendo a Universidade Técnica de Braunschweig , o Centro de Pesquisa, Educação e Demonstração em Gestão de Resíduos (CReED), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e a Universidade Padre Anchieta (UniAnchieta).

O estudo prevê investigação das características físicas, químicas e biológicas dos resíduos produzidos em Jundiaí. O projeto ainda fará uma análise do mercado potencial de consumo dos subprodutos que serão gerados após o tratamento mecânico e biológico como, por exemplo, composto, biogás, eletricidade e outros.

Kadija Rodrigues
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/06/residuos-solidos-plano-esta-disponivel-para-consulta-publica/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original