SANTA CRUZ: Jundiaí fica conhecida no Rio de Janeiro

Publicada em 07/02/2014 às 18:21

A homenagem que a Escola de Samba Acadêmicos de Santa Cruz, do Rio de Janeiro, fará a Jundiaí na Marquês de Sapucaí está sendo vista pelos carnavalescos jundiaienses como um intercâmbio cultural. Com o enredo ‘Do toque do criador à cidade saudável do Brasil – Jundiaí, uma referência nacional’, a agremiação, pelo grupo de acesso, destaca na avenida a importância da cidade nos aspectos cultural, social e econômico.

MAIS CARNAVAL
Jundiaienses agitam ensaio da Santa Cruz na Sapucaí

Foguinho é a alma da campeã Arco-Íris

Para o carnavalesco da Santa Cruz, Sylvio Cunha, os integrantes da escola que conheciam Jundiaí, assim como ele, tinham apenas uma visão turística. “O nosso lema é que o Brasil precisa conhecer o Brasil. Muitos não conhecem a cidade e não sabem da importância econômica dela para São Paulo e até no País”.

Passistas cariocas se encantam por Jundiaí

Passistas cariocas se encantam por Jundiaí

Para os componentes da Santa Cruz, ter os jundiaienses no desfile e apresentar a cidade para a comunidade também é uma troca de experiências.

As passistas da agremiação, após terem o samba enredo em mãos, pesquisaram sobre a cidade e se encantaram. “Santa Cruz teve a oportunidade de entender e conhecer um pouco mais sobre outra cultura. Gostamos da tradição que Jundiaí tem com o Circuito das Frutas”, ressaltam.

A passista Beatriz Lopes afirma que homenagear Jundiaí é uma honra. “A escola para muitos pode ser pequena, mas para nós é maior que o nosso coração. Gostamos de conhecer a história de vocês”.

Comunidade de Santa Cruz: homenagem

Comunidade de Santa Cruz: homenagem

“Eu particularmente não conhecia Jundiaí, nem por fotografia. Quando a diretoria nos apresentou o enredo, fiz inúmeras pesquisas para pensar nas fantasias. É uma cidade maravilhosa, receberemos sempre todos de braços abertos”, afirma a responsável pelo ateliê e confecção das fantasias, Beth Malveira.

Intercâmbio
De acordo com o secretário de Cultura, Tércio Marinho, o profissionalismo do carnaval do Rio de Janeiro acrescentará no trabalho de Jundiaí.

“É um projeto grandioso, é uma honra para nossa cidade e para os sambistas de Jundiai. Poderemos entender como funciona a indústria do carnaval carioca, oferecendo essa experiência aos nossos profissionais e trazendo esse conhecimento para o carnaval daqui”, afirma.

Ensaio
No dia 25 de janeiro, pelo menos 200 jundiaienses já sentiram o coração bater mais forte ao pisar na Marquês de Sapucaí pela primeira vez. Foi dia do ensaio geral da Santa Cruz, que vai levar mais de 2 mil componentes para a passarela do samba carioca.

Luiza Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/07/especial-santa-cruz-jundiai-fica-conhecida-no-rio-de-janeiro/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original