CARNAVAL 2014: Família inteira veste camisa da Marujos

Publicada em 08/02/2014 às 18:22

A casa da família Teles Barbosa, no Jardim Santa Gertrudes, é de uma alegria contagiante. Na verdade não é bem uma casa. São seis pequenas moradias que dividem um quintal em comum. Por lá o movimento é sempre intenso; fora do horário de aula a criançada pula, corre e se diverte. E não são poucos os pequenos. “São mais de 20 crianças, sem contar os vizinhos que vêm até aqui para brincar”, calcula a artesã e diarista Selma Teles Barbosa, 46 anos.

MAIS CARNAVAL
Foguinho é a alma da campeã Arco-Íris

Jundiaí fica conhecida no Rio de Janeiro
Desfiles serão realizados em novo local na Luiz Latorre

Mãe de sete filhas, ela garante que todo esse agito tem dia e hora para dar trégua. “No dia do desfile da Marujos da Zona Sul”, exclama. Todos ali têm algo em comum: a família inteira – criançada incluída – faz parte da corrente que move o moinho da agremiação.

Da direita para a esquerda: Selma, Adriana, Solange e Sandra

Da direita para a esquerda: Selma, Adriana, Solange e Sandra

De cara, vê-se um lar administrado com a determinação e sensibilidade feminina. São sete as “chefonas” que ditam as regras do jogo. Selma, da ala das baianas, se auto-intitula “relações públicas” do clã. A sorridente irmã Adriana, 31 anos, organiza a harmonia de toda a meninada para o desfile, incluídos nessa conta os seis filhos. “Não pode ficar buraco de gente na avenida”, vai logo explicando.

Do lado de fora da cozinha, olhando pela janela com olhar decidido, Sandra, 43 anos, é uma espécie de faz-tudo da Azul e Branco. “Se a roda ou o eixo de um carro alegórico quebrar, eu não penso duas vezes: arregaço as mangas e vou lá ajudar a empurrar.”

Por fim, de mansinho e com ar curioso, chega mais uma irmã, Solange, que há 10 anos assumiu a direção da escola. Ela explica que a Marujos só não configura no grupo especial por uma razão que passa longe de qualquer desafio estrutural. “Não temos número mínimo de gente para fazer parte do grupo especial”, conta. Motivo que não desanima a família.

Escola disputa o grupo de acesso

Escola disputa o grupo de acesso

O trabalho segue em ritmo acelerado em cada cômodo. Deles, vão surgindo fantasias e caprichados acabamentos de uma série de adereços, todos sob o crivo rigoroso do mulheril. Trabalho que teve início lá em 2003, quando a saudosa Dona Eugênia, a matriarca Teles Barbosa, puxou a família para o barracão da escola.

Amor à toda prova
Cada irmã tem a história de amor com a Marujos gravada na retina. Selma já chegou a desmaiar durante o desfile, graças ao peso da fantasia de baiana. Adriana já esqueceu uma pasta com todas as autorizações para a criançada tomar a avenida. Resultado: um chororô que demorou a passar. Sandra perdeu as contas de quantas vezes atravessou a noite decorando carros alegóricos. Aliás, dormir no barracão improvisado, embaixo de lonas, já não é mais novidade para nenhuma dessas guerreiras.

Com dois carros alegóricos confirmados e pouco mais de 100 pessoas para entrar na avenida, a Marujos da Zona Sul busca por voluntários para 2014. Quem se interessar em desfilar pela agremiação fundada em 2001 deve entrar em contato com a Selma, no telefone (11) 97359-1131. A escola deve passar pela avenida no sábado (1), com o samba enredo “Pare, Pense, Respeite a Vida. Educação no Trânsito – Ensinar e Aprender”.

Por Thiago Secco
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/08/carnaval-2014-familia-inteira-veste-camisa-da-marujos/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original