Reunião discute estrutura e segurança dos desfiles

Publicada em 11/02/2014 às 19:37

O secretário de Cultura de Jundiaí, Tércio Marinho, se reuniu na manhã de terça-feira (11), no Museu Histórico e Cultural ‘Solar do Barão’, com os órgãos envolvidos na organização dos desfiles de carnaval – marcados para os dias 1, 3 e 4 de março, na avenida Prefeito Luiz Latorre. O foco da pauta foi a segurança e estrutura dos desfiles. Ao final da reunião foi realizada uma vistoria técnica na avenida pelos representantes da Polícia Militar, Defesa Civil, Setransp, secretarias de Obras, Saúde e Serviços Públicos.

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Reunião considerada positiva pelos órgãos de segurança

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Durante a reunião, o secretário de Cultura apresentou o mapa do evento, que este ano será realizado em novo local na avenida Luiz Latorre, próximo à rotatória. O objetivo é oferecer mais conforto ao público e pessoas que vão trabalhar no Carnaval, além de diminuir os transtornos aos moradores e comerciantes do local. Outra novidade deste ano é o aumento de 80 para 150 monitores que farão a orientação ao público durante as apresentações das escolas de samba.

A Guarda Municipal contará com duas câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos que darão uma cobertura de toda a extensão da avenida. A Polícia Militar fará a segurança da área externa do desfile. A venda de bebidas alcoólicas será restrita. A exemplo do ano passado, as barracas onde serão vendidas ficarão isoladas e o consumo poderá ser feito apenas no local.

Na oportunidade foram ouvidas as sugestões de todos os segmentos envolvidos no carnaval como Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Juizado de Menores, Defesa Civil e secretarias da Prefeitura. “A reunião tem caráter preventivo. Estamos fazendo nossa tarefa ao ouvirmos todos os órgãos responsáveis. A intenção é diminuir as ocorrências, garantir a segurança e melhorar as condições de trabalho dos envolvidos”, disse Tércio.

Vistoria realizada na avenida Luiz Latorre

Vistoria realizada na avenida Luiz Latorre

Positivo
Representando o Corpo de Bombeiros, o sargento Dutra considerou a reunião positiva. “A reunião cumpriu seu objetivo que foi acertar os detalhes pontuais do evento. O Corpo de Bombeiro é exigente no que diz respeito à parte que é combate de incêndios, primeiros socorros e, principalmente, prevenção”, disse.

O inspetor Ferigato, da Guarda Municipal, também destacou a importância do encontro. “A união de todos os envolvidos por meio de seus conhecimentos técnicos vai apontar as necessidades e possibilitar à Prefeitura se adequar.”

O major José Ricardo Trevisan, subcomandante do 49º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), entende que ao ouvir todos os órgãos a possibilidade de erro é menor. “É importante esta troca de experiência, esclarecer as dúvidas acerca do evento. A organização mostra o que está fazendo para que possamos ajudar a ter menos problemas.”

Escolas de samba
Na segunda-feira (10), o secretário se reuniu com os representantes das ligas carnavalescas e das oito escolas de samba da cidade para definir a ordem do desfile e o regulamento do carnaval 2014 e acertar os detalhes finais para a realização do desfile.

No dia 1º de março (sábado) se apresentam Marujos da Zona Sul, Arco-Íris e União da Vila; no dia 3 (segunda) desfilam Grupo Afoxé, Cai-Cai e Mocidade Alegre e no dia 4 (terça) Caprichosos de Jundiaí, Leões da Hortolândia e Unidos da Zona Leste. Os desfiles terão início às 19h30 com apresentação da Corte da Alegria 2014.

Viviane Rodrigues
Fotos: divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/11/reuniao-discute-estrutura-e-seguranca-dos-desfiles-de-carnaval/
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