Carnaval: A voz da Leões da Hortolândia

Publicada em 14/02/2014 às 15:22

Quando recebeu a reportagem deste portal em sua casa, na manhã da última segunda-feira (10), Thiago Luis Barbosa, o Thiaguinho, de 29 anos, ainda estava com a voz cansada e tinha nos olhos a denúncia de uma noite com poucas horas de sono. “Cheguei de um ensaio às 2 da madrugada. Às 7 já estava em pé, pronto para levar a patroa ao trabalho”, brinca. Conheceu a mulher, Flávia, num ensaio da Leões da Hortolândia, escola da qual é intérprete. Desde então, já são cinco anos de “uma linda história de amor”, como define o cantor.

MAIS CARNAVAL
Encontro inédito de baterias dá o tom da folia em Jundiaí
Festa une família na zona leste

Jundiaienses são destaque no Rio

Thiaguinho: há sete anos puxando o samba da Leões da Hortolândia

Thiaguinho: há sete anos puxando o samba da Leões da Hortolândia

Na manhã de segunda-feira, Thiaguinho já poupava sua voz e pensava no ensaio de rua que teria no dia seguinte, em São Paulo. Às vésperas do carnaval, a vida de um intérprete de escola de samba não é das mais fáceis.

Há sete anos emprestando seu gogó para a escola Leões da Hortolândia, o cantor tem currículo extenso: de 2011 a 2013 passou pela Camisa Verde e Branco de São Paulo. Neste ano, assumiu o microfone da Acadêmicos do Tatuapé. Ainda arruma tempo e dá uma canja nas escolas Mocidade Unida da Mooca e Boêmios da Vila, ambas disputando o ingresso no grupo de acesso do carnaval paulistano.

Seu dia a dia nesta época do ano resume-se a ensaios, gravações, estudo de sambas enredo e mais ensaios. Haja voz. “Não fumo, não bebo nada gelado e não faço nenhuma extravagância”, garante.

O jundiainese, morador do bairro Medeiros, soma três anos de aulas de canto, o que não o impede de trazer um reforço especial de São Paulo para o dia do desfile. Chamado de “coro”, são outros cantores que dão suporte ao intérprete principal. O desafio é não desafinar durante os longos 50 minutos de cantoria incessante pela avenida Luiz Latorre.

Escola promete desfile maior que o de 2013

Escola promete desfile maior que o de 2013

“A gente faz por amor à camisa. A Leões foi o primeiro lugar que me deu oportunidade de mostrar meu trabalho. Na época eu ainda morava na Vila Hortolândia e o grande reconhecimento veio com o título inédito em 2012. Até aquele momento todo mundo só conhecia a União da Vila e a Arco Íris. Nós mudamos esse paradigma.”

Novidades
Thiaguinho não se faz de rogado na hora de abrir uma ou outra novidade para o desfile deste ano. “Nenhuma escultura será repetida, todas serão inéditas. O carnaval da Leões está ousado, está grande, ainda maior do que em 2013, quando ficamos em terceiro lugar no grupo especial. Teremos três grandes carros alegóricos e aproximadamente 500 componentes na avenida. Outra novidade será a presença do Nilo, do basquete adaptado, da Trupe Pling e do pessoas do grupo Performático Éos, liderados por Carlinhos Pascoalin.”

A Leões da Hortolândia foi fundada em 2004 e vem com o samba enredo “De Pequim a Jundiaí, a Leões evolui, cantando o progresso. Um negócio da China”. O desfile da agremiação será na terça-feira (4).

Thiago Secco
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/14/carnaval-a-voz-da-leoes-da-hortolandia/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original