CARNAVAL: Encontro inédito de baterias dá o tom da folia

Publicada em 14/02/2014 às 17:54

Pela primeira vez na história do carnaval de Jundiaí, a bateria da Arco-Íris esteve em alto e bom som na quadra da União da Vila Rio Branco. O encontro, tido como improvável até pouco tempo atrás, ocorreu na noite de quinta-feira (13), na sede da União, sob o viaduto General Euclides Figueiredo, na Vila Rio Branco.

A iniciativa partiu da Liesj (Liga Independente das Escolas de Samba de Jundiaí), sob a justificativa de fortalecer a unidade e afinar o discurso entre as agremiações da liga independente. Na ocasião, ainda foi divulgado o pré-lançamento de um CD contendo os sambas enredo de 2014 das três escolas que compõem a Liesj (União da Vila, Arco Íris e Marujos da Zona Sul).

MAIS CARNAVAL
A voz da Leões da Hortolândia

Festa une família na zona leste
Foguinho é a alma da campeã Arco-Íris
Família inteira veste camisa da Marujos

As duas baterias promoveram um encontro "turbinado"

As duas baterias promoveram um encontro “turbinado”

Para o presidente da Liesj, Antonio Carlos de Souza, o encontro é histórico e, da maneira como ocorreu, inédito. “As duas baterias tocando juntas é um primeiro passo no sentido da unidade que queremos construir.”

Há 8 anos à frente da presidência da União da Vila, Irismar dos Santos Pereira, 40 anos, vê com bons olhos o encontro. “Eu tive algumas conversas com o Claudinei (presidente da Arco-Íris) e até já estivemos em algumas ocasiões na quadra deles, com a nossa bateria. A rivalidade ficou na avenida. Nos bastidores rola até churrasco entre a gente e uma boa amizade”, conta, logo após ceder uma entrevista a uma emissora de tevê.

No segundo ano como presidente da Arco-Íris, Claudinei Cecatti, 44 anos, conta que a rivalidade com a União da Vila era muito grande, mas “aprendemos que a nossa briga é em conquistar o jurado e o público no dia do desfile”. Perguntado, em tom de brincadeira, se as nuvens carregadas que se formavam naquele instante tinham algo a ver com o encontro, Claudinei não pensou duas vezes: “A chuva é pra selar a paz, pra lavar a alma”, disse, enquanto emprestava sua própria camiseta da escola para um ritmista mais esquecido.

As rainhas das duas baterias também se encontraram

As rainhas das duas baterias também se encontraram

Como foi
Chamado de “Super Ensaio Turbinado”, o evento reuniu aproximadamente 300 pessoas debaixo do viaduto da Vila Rio Branco, com as baterias “Ritmo na Veia – 100% raiz e tradição”, sob o comando de mestre Zé Prego pela União da Vila e “Batucada dos Bambas”, liderada pelo mestre Renan.

Enquanto a Batucada dos Bambas se concentrava na Praça José Pedro Raymundo, a poucos metros do viaduto, a bateria Ritmo na Veia já esquentava a quadra e animava quem ia chegando. Depois, pontualmente às 21h10, os ritmistas da Arco-Íris desceram pela rua Hélio Antonio Lucena em direção à quadra da União. Como numa procissão, andavam lenta e silenciosamente, interrompendo, por poucos instantes, o trânsito da via.

Em poucos minutos, o aparente silêncio deu vazão a uma onda sonora que, na ausência da chuva, foi capaz de serenar o calor dos ânimos de um passado que se mostra remoto. As baterias, então, numa coreografia que parecia ensaiada há muito, revezavam-se e pareciam estabelecer um fino diálogo rítmico, coroado pelas bênçãos de São Jorge, imagem que destaca-se na entrada.

Thiago Secco
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/14/carnaval-encontro-inedito-de-baterias-da-o-tom-da-folia/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original