Carnaval: Festa une família na zona leste

Publicada em 14/02/2014 às 15:25

O amor dispensado por algumas famílias de Jundiaí ao carnaval parece mesmo não ter limite. No Jardim Caçula, uma casa inteira foi transformada em barracão. Logo na entrada asas coloridas, instrumentos de percussão, fantasias de toda sorte, plumas e penas dão as boas-vindas. É o reduto da família Galba Maciel. Por lá, todos estão a pleno vapor para fazer a Unidos da Zona Leste decolar na avenida Luiz Latorre.

Seu João Galba Maciel, mecânico industrial aposentado, e a mulher, Dayse Regina Alves Maciel, artista plástica, são os responsáveis em orquestrar filhos e netos na empreitada. O casal soma 43 anos de casado e os mesmos 43 de carnaval.

MAIS CARNAVAL
A voz da Leões da Hortolândia

Encontro inédito de baterias dá o tom da folia em Jundiaí
Jundiaienses são destaque no Rio
Reunião discute estrutura e segurança dos desfiles

João e a mulher "orquestram" filhos e netos na empreitada

João e a mulher “orquestram” filhos e netos na empreitada

“Começamos a namorar num domingo de carnaval, em 1966, e o namoro não terminou numa quarta-feira de cinzas”, brinca João, presidente da Unidos desde 2010. “A escola existe há 23 anos, mas ficou inativa por 15. Retomamos esse sonho em 2009”, explica o filho Fabiano, 42 anos, supervisor de segurança “nas horas vagas” e diretor de harmonia e compositor dentro da agremiação.

A família, por sinal, já esteve envolvida em praticamente todas as escolas de samba da cidade: desde 1984, ano em que desfilaram pela Unidos da Vila Progresso, já passaram pela Eldorado, Cai-Cai e União da Vila. “Meu pai ainda foi um dos fundadores da Arco Íris”, comenta o filho Fábio, corretor de imóveis e faz-tudo na Unidos da Zona Leste. “Eu visto todas as baianas e, quando precisa, vou embaixo do carro, levando o eixo nas costas, pra não deixar a coisa emperrar”, diz.

Dayse é artista plástica e prepara algumas fantasias da escola

Dayse é artista plástica e prepara algumas fantasias da escola

Carnaval inesquecível
“Foi no ano de 2010. Havíamos contratado um mestre de bateria da cidade de Santana do Parnaíba, que traria mais 20 integrantes para compor nosso time. Além disso, ficou acertado a vinda de uma porta-bandeira. No dia do desfile, o cara não apareceu. Em meia hora tivemos de resolver tudo. A porta-bandeira eu peguei na avenida mesmo, há poucos minutos do início do desfile. E ela ainda levou nota 10”, sorri Dayse.

A menina em questão, Keli, já tinha desfilado como porta bandeira, mas estava há algum tempo fora do carnaval. “Foi a retomada dela, que, depois, representou várias outras escolas.”

Para tentar melhorar o resultado de 2013 – 4º lugar no grupo especial – a Unidos da Zona Leste importou seis profissionais do Festival de Parintins, a icônica festa amazonense que deu notoriedade em todo país aos bois Garantido e Caprichoso.

“Viemos para ganhar, estamos trabalhamos pra isso”, decreta Fabiano, quando a pequena Isabela, 1 ano, aparece no colo da mãe Marli, que tem a responsabilidade de empunhar a bandeira da escola neste ano. “Isabela é a mais nova integrante do time. Além de Fábio e Fabiano, os outros irmãos, José, Pedro e Karina, também atuam no azeite da engrenagem.

História
A Unidos da Zona Leste desfila na terça-feira (4 de março) com o tema “Fazer o bem sem olhar a quem”. Serão aproximadamente 400 pessoas e 3 carros alegóricos. A agremiação ensaia a céu aberto, no São Camilo, entre as ruas Pedro Latance e Benedito Basile. Na Luiz Latorre vai representar os bairros São Camilo, Vila Aparecida, Jardim São Marcos, Tamoio e Colônia.

Thiago Secco
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/14/carnaval-festa-une-familia-na-zona-leste/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original