Samu implementa inovações tecnológicas

Publicada em 14/02/2014 às 18:31

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), da Secretaria de Saúde, apresentou nesta sexta-feira (14) novidades do uso de tecnologia para ampliar a qualidade de atendimento. Entre os efeitos das mudanças está a clareza de comunicação digital com os médicos, a localização imediata das unidades na tela de controle por GPS e transmissão de imagens de orientação de procedimentos. Um veículo com tração 4 x 4 também foi adquirido para garantir atendimento em locais de difícil acesso.

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As mudanças, de acordo com o médico Ricardo Nunes, foram necessárias diante da crescente demanda do serviço. Em 2013, foram 30.750 chamadas de regulação médica que exigiram 13.329 saídas de ambulâncias do tipo USB (unidade de suporte básico) e 1.232 saídas da ambulância do tipo USA (unidade de suporte avançado). As demais foram resolvidas diretamente com o uso da telemedicina.

“A clareza da comunicação digital é impressionante diante dos rádios analógicos que estávamos usando antes”, afirma o coordenador de frota, Mário Arruda.

Na central de regulação, os operadores de rádio orientam as equipes na rua e enxergam a movimentação das viaturas em um mapa na tela. O serviço, chamado Hytracks, tem agora duas antenas repetidoras (na Serra do Japi e no Jardim Tarumã), o que garante o alcance do sinal em 100% do território do município de Jundiaí.

Os picos de demanda ocorrem geralmente entre 10h30 e 12h, no período das 18h e das 20h, às 22h, com forte incidência nos dias próximos ao pagamento de trabalho a cada mês.

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Tração 4×4
Outra novidade do serviço é o esperado recebimento de uma caminhonete com tração 4×4, chamada de VIR (Veículo de Intervenção Rápida) nos protocolos do Ministério da Saúde. Ele vai substituir a ambulância de tipo USA com a equipe médica e chegar a lugares atualmente interditados para aquela, como alguns trechos da zona rural, da região da Serra do Japi ou de bairros sem infraestrutura.

Assim que a tramitação for concluída, a ambulância que atualmente presta esse serviço vai para a chamada reserva técnica, que garante a continuidade do atendimento quando os veículos principais precisam de manutenção.

De acordo com o secretário de Saúde, Cláudio Miranda, o aprimoramento contínuo do SAMU é um fato apoiado diretamente e vai continuar acontecendo. “Temos agora o andamento dos preparativos para o novo pronto atendimento PA Retiro 24 Horas e estamos estudando colocar uma viatura descentralizada ali”, afirma, sobre os projetos de descentralização do SAMU Jundiaí e de criação de um SAMU Regional, que vem sendo discutido com as demais cidades da Aglomeração Urbana.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/14/samu-implementa-inovacoes-tecnologicas/
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