Secretário de Cultura visita artista plástico Inos Corradin
Publicada em 14/02/2014 às 16:42Um lugar que respira arte. Este é o ambiente em que o artista plástico italiano Inos Corradin vive e cria suas obras conhecidas em todo o mundo. A convite do artista – que vive em Jundiaí há 64 anos – o secretário de Cultura, Tércio Marinho, conheceu seu ateliê, na quinta-feira (13).
“Fui à abertura da exposição que o Inos está fazendo no Espaço Citi, na capital paulista. Lá ele me convidou para conhecer seu ateliê, onde pude conhecer um pouco mais sobre sua arte e conversar sobre os projetos que estamos realizando na área cultural, além de parabenizá-lo por seu trabalho”, conta o secretário.
Inos, com seus 85 anos, esbanja talento e carisma. “São 60 anos que pinto em pé”, comenta orgulhoso. O artista é natural de Vogogna, na Itália, veio para o Brasil aos 21 anos e a cidade escolhida para morada foi Jundiaí. “Sou a memória histórica dos artistas da cidade, conheço todos desde 1950”, diz Inos.
Sua trajetória inclui exposições em São Paulo, Rio de Janeiro e mais de 200 exposições internacionais. “O trabalho de Inos é único, com linguagem moderna, sua identidade visual é marcante, quando vimos uma obra exposta, já sabemos que ela é de Inos”, diz Tércio.
Mesmo com seu trabalho reconhecido, o artista ainda se lembra da sensação de quando vendeu seu primeiro quadro. “Estava sem dinheiro, com filhos para criar, não tinha dinheiro nem para comprar carne. Quando vendi o quadro dava pulos de alegria”, lembra Inos.
Um dos motivos da consolidação de sua carreira nas artes plásticas foram as exposições, segundo explica o artista. “De exposição em exposição fiquei conhecido em todo o mundo. A cada quadro que vendo ou dou de presente também é uma forma de divulgar meu trabalho, pois é uma pessoa a mais que passa a conhecer minhas obras”, completa Inos.Os quadros e esculturas de Inos Corradin estão espalhados por toda a cidade: Paço Municipal, Velório Municipal Adamastor Fernandes, Rodoviária de Jundiaí e Parque da Cidade.
Exposição
Na noite de 20 de janeiro, aconteceu a abertura da exposição “Inos no percurso da arte, o artista na estrada”, no Espaço Citi, em São Paulo. Entre os convidados estava o secretário Tércio Marinho e o diretor de Cultura, Eufraudísio Modesto.
A exposição conta com 26 pinturas e 5 esculturas do artista, a curadoria é de Jacob Klintowitz, e vai até o dia 21 de março, com entrada franca. O Espaço Citi fica na avenida Paulista, nº 1.111, São Paulo.
Assessoria de Imprensa
Fotógrafos PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original