Defesa Civil: Conferência reforça união

Publicada em 19/02/2014 às 15:18

A importância do trabalho integrado foi um dos assuntos discutidos na Conferência Intermunicipal de Defesa Civil, realizada nesta quarta-feira (19), em Itatiba. Mais de 50 municípios da região administrativa de Campinas participaram. O coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, Eduardo Luiz Carbonari, representou Jundiaí no encontro.

MAIS
GM vai ampliar atendimentos do Programa Educavi

Cultura apresenta plano de ação às coordenadorias

Encontro reuniu mais de 50 municípios

Encontro reuniu mais de 50 municípios

O tema da conferência foi ‘Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional’. De acordo com Carbonari, hoje, já existe entre os municípios da Aglomeração Urbana de Jundiaí a preocupação de discutir assuntos em comum e colaborar uns com os outros em ações conjuntas.

Segundo o coronel, em breve, as cidades da AUJ irão se desvincular da regional da Defesa Civil de Campinas e passarão a ter uma própria regional. “Um município sede será escolhido pelos prefeitos da Aglomeração. Dessa forma, poderemos intensificar essa união nas ações”, explica.

Carbonari participou da conferência intermunicipal

Carbonari participou da conferência intermunicipal

Ele destaca ainda que, apesar do mês de janeiro e início de fevereiro terem sido atípicos por conta da pouca chuva, a Defesa Civil de Jundiaí está em alerta constante. “Somos uma cidade resiliente, que tem capacidade de resistir e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um possível desastre.”

O secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, Marco Aurélio Alves Pinto, destacou que a decisão do município sede deve ocorrer após as conferências Estadual e Federal, que ocorrem nos meses de abril e maio. “A decisão será da Câmara Temática de Defesa Civil do AUJ”, avisa.

Compartilhar
Para ele, não apenas a Defesa Civil de Jundiaí mas todas as cidades da região administrativa de Campinas entenderam o espírito de compartilhar informação e do desenvolvimento sustentável com segurança. “A situação está avançada. Os municípios assumiram o compromisso e estão levando a sério. Hoje já há um monitoramento na questão do uso e ocupação de solo em áreas de risco, o que tem como objetivo eliminar esses espaço ou estancar o crescimento.” O coordenador frisa ainda que a linguagem regional é essencial para a prevenção e solução de problemas. “Quando as decisões são regionais, há um equilíbrio.”

Luana Dias
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/19/defesa-civil-conferencia-reforca-uniao-entre-municipios/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original