Secretaria de Agricultura amplia Feira Orgânica

Publicada em 20/02/2014 às 17:58

Um mês após receber o certificado do Ministério da Agricultura, a OCS (Organização de Controle Social) Jundiaí Orgânicos inaugura neste domingo (23) sua barraca na Feira Orgânica da Prefeitura, que funciona na Praça Monsenhor Doutor Arthur Ricci, no fim da avenida Nove de Julho. Com isso, a feira passa a contar com três bancas e a oferecer mais variedades para os consumidores.

Feira de produtos orgânicos foi inaugurada em abril de 2013

Feira de produtos orgânicos foi inaugurada em abril de 2013

A banca da OCS vai oferecer hortaliças, principalmente folhosas, além de ovos e algumas variedades de frutas. De acordo com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, quatro produtores que integram a OCS vão participar da feira orgânica. “Com a feira orgânica conseguimos oferecer um canal de escoamento, de venda direta para o consumidor, sem intermediário. Isso é um incentivo para o produtor”, destaca o secretário Marcos Brunholi.

A ideia de formar uma OCS nasceu a partir da criação da feira orgânica no ano passado. A Secretaria detectou que havia uma grande demanda na cidade, por isso a criação da feira, mas o número de produtores orgânicos certificados era pequeno.

A feira começou a funcionar em abril de 2013 com apenas duas bancas, mas a aceitação tem sido muito boa e a demanda é crescente. “Temos espaço para mais bancas”, destaca o diretor de Abastecimento, Edilson Chrispim. A expectativa é que a feira ajude a consolidar a agricultura orgânica, com a adesão de novos produtores e consumidores.

Além da ampliação da feira orgânica, a intenção da Prefeitura é transformar a Praça Monsenhor Doutor Arthur Ricci em mais uma área de lazer e de prática esportiva. O projeto está sendo desenvolvido pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

A feira orgânica oferece hortícolas, hortaliças legumes e frutas, além de produtos industrializados, como bebidas, grãos derivados, molhos, ovos, laticínios, temperos, conservas e outros. Funciona todos os domingos, das 7h às 13h.

Niza Souza
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/20/secretaria-de-agricultura-amplia-feira-organica/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original