Semads realiza formatura de alunos do Pronatec

Publicada em 20/02/2014 às 17:59

A vida de 460 jundiaienses começa a ganhar novas perspectivas a partir desta sexta-feira (21). Eles receberão o diploma dos cursos de qualificação profissional realizados pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), a partir das 19h.

MAIS
Novo Conselho de Direitos da Pessoa Idosa é formado

Alunas do Santa Gertrudes no curso de manicure e pedicure

Alunas do Santa Gertrudes no curso de manicure e pedicure

O programa foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Em Jundiaí foi desenvolvido através da união de esforços de diversos públicos e demandantes, sendo o público atendido pelas ações da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), especialmente os beneficiários do Programa Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BCP), através do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Para segurados recebedores de auxílio doença do INSS, por meio do Ministério da Previdência Social e para os segurados do seguro desemprego, por meio do PAT (Posto de Amparo ao Trabalhador) e unidades do Poupatempo, através do Ministério do Trabalho e Emprego;

Além dos atendimentos do 12º GAC, por meio do Ministério da Defesa.

“A importância do Pronatec está na viabilização do acesso a educação profissional de qualidade para um público, que até então não tinha nem mesmo a perspectiva de ingressar em um curso profissionalizante do Senac ou Senai”, afirma a secretária Marilena Negro.

Custeados pelo Ministério da Educação (MEC), os cursos são ministrados por instituições de reconhecida qualidade técnica. No município são realizados pelo Senac e Senai e, este ano, foi ampliada a parceria com a ETEC Benedito Storani e ETEC Vasco Venchiarutti, segundo a secretária.

O aluno recebe todo o material escolar e didático, além da “assistência estudantil” que consiste no recurso para custear alimentação e transporte. São várias opções de cursos em áreas como construção civil, logística, hotelaria, comércio, padaria e confeitaria, manicure, operador de computador, eletricista, auxiliar administrativo, entre outras.

Números
Em 2013 foi pactuado a oferta de 700 vagas, meta que foi superada pela Semads concluindo o ano com 840 matrículas, com prioridade de atendimento do público mais vulnerável.

Das 840 pessoas que se matricularam, 460 concluíram o curso. Para este ano foram oferecidas 318 vagas para o primeiro trimestre.

Kadija Rodrigues
Fotos: divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/20/semads-realiza-formatura-de-alunos-do-pronatec/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original