Campanha contra tuberculose começa segunda (24)

Publicada em 21/02/2014 às 18:55

A Secretaria de Saúde promove, de 24 de fevereiro a 15 de março, a campanha de alerta para o Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24 de março).

Com 94 casos identificados na cidade em 2013, a campanha busca ultrapassar a marca superior a 85% dos casos tratados e curados recomendada pela Organização Mundial de Saúde – alcançados todo ano por Jundiaí.

MAIS
Secretaria de Agricultura amplia Feira Orgânica

Dia Internacional da Mulher conta com atrações musicais

Sandra Ervolino: “A campanha previne novos casos”

Sandra Ervolino: “A campanha previne novos casos”

“A campanha tem como objetivo antecipar os novos casos e encaminhar as pessoas para um tratamento. Toda rede de UBS (unidades básicas de saúde) está sensibilizada para esta busca ativa”, afirma a médica Sandra Ervolino, que cuida deste tema dentro da Vigilância Epidemiológica, em parceria com a médica tisiologista Maria de Fátima Cotarelli, do AMI (Ambulatório de Moléstias Infecciosas).

A investigação busca os sintomas mais comuns, como a tosse durante mais de duas semanas, que geralmente indica quadros de comprometimento pulmonar. Mas diversos outros órgãos corporais também podem ser atingidos pela doença.

Entre os fatores mais comuns para o surgimento da tuberculose estão as condições dos moradores de rua, o uso excessivo de corticoides em casos de artrite reumatoide, os imunodeprimidos como em portadores de Aids, o hábito do tabagismo e também os profissionais de saúde”, explica Sandra.

Prêmios
Desde 2010, o tratamento efetivo dos casos no Brasil é feito com quatro substâncias nos dois primeiros meses. São elas a pirazinamida, isoniazida, rifapicina e entobutol (este último adicionado naquele ano). O resultado tem sido bem sucedido e Jundiaí acumula cinco prêmios anuais do governo de São Paulo por ter superado a meta da OMS. A próxima avaliação acontece em setembro.

Mas Sandra reconhece que o objetivo de erradicação mundial da tuberculose em 2050 ainda parece difícil de alcançar. “O mais importante é que o índice de casos solucionados pode ser elevado com a detecção precoce do problema”, avisa. A transmissão pode ocorrer por via aérea, mas o prazo de sobrevivência desse micróbio ao ar livre é pequeno. Em caso de sintomas como tosse prolongada, visite a UBS mais próxima.

Assessoria de Imprensa
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/21/campanha-contra-tuberculose-comeca-segunda-24/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original