Jundiaí encanta cariocas pela riqueza e história

Publicada em 21/02/2014 às 16:05

Com o enredo ‘Do toque do criador à cidade saudável do Brasil – Jundiaí, uma referência nacional’, a escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz desfila pelo Grupo de Acesso e vai destacar, neste ano, na Marquês de Sapucaí, a importância de Jundiaí nos aspectos cultural, social e econômico.

MAIS CARNAVAL
O que é que a baiana tem? A União da Vila responde!

Cai-Cai é a história viva do Carnaval de Jundiaí

A escolha da cidade como enredo começou no carnaval de 2013, em um encontro entre o prefeito Pedro Bigardi, o presidente da Lijunes (Liga Jundiaiense das Escolas de Samba), William Paixão, e o diretor de Carnaval da Santa Cruz, Riec dos Santos. Em visitas a Jundiaí, a diretoria da escola se encantou com a beleza, organização e desenvolvimento do município.

Daniel e Riec: “Temos tudo para voltar ao Grupo Especial”

Daniel e Riec: “Temos tudo para voltar ao Grupo Especial”

“A ideia é mostrar o Brasil para o Brasil. A escolha da Santa Cruz por Jundiaí aconteceu por nos encantarmos pelas riquezas da cidade e também para mostrar a todo o País esta cidade do interior tão bela”, destaca o carnavalesco Daniel Ghanem.

A escola, que desde 1960 fazia parte do Grupo Especial, integra o Grupo de Acesso desde 2003. “Nós temos exemplos de muitas escolas que homenagearam cidades incríveis do interior e subiram de grupo. Por meio da Prefeitura, conseguimos o apoio de indústrias de Jundiaí que forneceram a ferragem para montar os carros alegóricos. Assim, economizamos um dinheiro para aplicar em fantasia e outros quesitos”, explica Riec.

“É uma escola que vem grande e ‘pesada’. Ela quer e precisa voltar ao Grupo Especial”, completa o diretor.

Para o prefeito Pedro Bigardi é uma satisfação ter a escola de samba representando a cidade. “O samba enredo traduz a história de Jundiaí, com temas como o Circuito das Frutas, o café, as ferrovias, a Serra do Japi, entre outras características da cidade.”

Santa Cruz homenageia Jundiaí na Sapucaí

Santa Cruz homenageia Jundiaí na Sapucaí

Profissionalismo
De acordo com William Paixão, além de Jundiaí receber a homenagem da agremiação, o profissionalismo do carnaval do Rio de Janeiro acrescentará no trabalho de Jundiaí.

“É um intercâmbio entre o carnaval do Rio de Janeiro e Jundiaí. Possibilitará uma troca de experiência e crescimento do carnaval da cidade com o conhecimento e a estrutura da Santa Cruz”, afirma.

A Santa Cruz, integrante do Grupo A, será a sétima agremiação a desfilar no sábado, 1º de março, no Rio de Janeiro. A apresentação terá aproximadamente 55 minutos.

Luiza Oliveira
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/21/jundiai-encanta-cariocas-pela-riqueza-e-historia/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original