Passeio fotográfico propõe novo olhar no Centro

Publicada em 22/02/2014 às 20:07

A arquitetura do Centro Histórico de Jundiaí foi o foco do passeio fotográfico, realizado na manhã deste sábado (22), que contou com a participação de 50 pessoas. A iniciativa, uma ação do Fórum Permanente de Jundiaí, foi organizada pela Diretoria de Museus da Secretaria de Cultura.

MAIS
Confira os eventos culturais em Jundiaí

Cerca de 50 pessoas participaram do passeio

Cerca de 50 pessoas participaram do passeio

O secretário de Cultura, Tércio Marinho, destacou a importância do evento para o conhecimento e valorização do patrimônio que a região central abriga. “É um exercício educativo sobre o patrimônio histórico da cidade.”

O diretor de Museus, Jean Camoleze, disse que a ação tem o objetivo de discutir e buscar um outro olhar sobre o Centro da cidade. “E a partir daí propor ações para melhorias do Centro.”

Para professora de Patrimônio Histórico do curso de eventos da Fatec, Sueli Soares dos Santos Batista, as ações propostas pelo fórum, incluindo o passeio fotográfico, têm uma função de formação política e cultural. “O desenvolvimento urbano e tecnológico propicia a falta de contato das pessoas com o Centro. Estas ações possibilitam que as pessoas percebam o espaço que estão, suas mudanças ao longo do tempo e como este espaço é importante para que se crie uma identidade cultural. Quando falamos que o Centro está abandonado, na verdade o que falta é ocupação e para que seja ocupado é preciso primeiro conhecê-lo”, ressaltou.

O fotógrafo Júlio Montheiro, que levou os alunos do curso de fotografia para o passeio, elogiou a iniciativa. “A ideia é muito legal, pois trabalha o olhar da pessoa que passa a redescobrir a cidade através da lentes fotográficas. Passamos todos os dias pelo Centro e, muitas vezes, não valorizamos sua arquitetura.”

O passeio teve início na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes e seguiu pelo Centro, passando por pontos estratégicos como Teatro Polytheama, Esplanada Monte Castelo, Praça Rui Barbosa e da Catedral Nossa Senhora do Desterro. Aos participantes foram fornecidas fotos antigas destes locais para traçarem um comparativo de como eram e como estão hoje. As fotos produzidas servirão de base para o próximo debate a ser realizado pelo fórum.

Fórum
O Fórum Permanente do Centro é uma iniciativa criada para estimular propostas que valorizem essa região histórica da cidade. Entre as ações sugeridas por meio dos quase 30 participantes estão passeios fotográficos, projetos visuais de grafite ao ar livre ou em diálogo com o patrimônio, estudos com o público que usa ou mora na área, articulação de equipamentos culturais públicos e privados, eventos culturais mensais e projetos voltados à questão dos moradores de rua.

Viviane Rodrigues
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/22/passeio-fotografico-propoe-novo-olhar-sobre-o-centro/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original