“Vultos do Não se Pode” está na Galeria Fernanda Perracini Milani

Publicada em 22/02/2014 às 20:20

A exposição “Vultos do Não se Pode” foi aberta neste sábado (22) na Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani (anexo ao Teatro Polytheama) com a presença da artista plástica mineira Alessandra Cunha, autora das nove pinturas em serigrafia que podem ser vistas até o dia 13 de março, com entrada franca. Os secretários de Cultura, Tércio Marinho, e de Recursos Humanos, Mary Marinho, prestigiaram a abertura.

MAIS
Passeio fotográfico propõe novo olhar sobre o Centro

Alessandra, secretários Tércio e Mary Marinho

Alessandra, secretários Tércio e Mary Marinho

A artista se inspirou na lendária figura “Não se Pode” – que saía todas as madrugadas pelas ruas de Teresina, capital do Piauí, em uma época em que as mulheres não saiam sozinhas – para compor sua obra. Ela conta que conheceu a personagem em uma viagem que fez à capital do Piauí. Reza a lenda que quando via um homem na calçada, “Não se Pode”, como ficou conhecida, pedia-lhe um cigarro e acendia se esticando para alcançar o fogo do poste de iluminação pública e se o homem tentasse conversar, a dama saía correndo e gritando: “Não se pode! Não se pode!”

O processo de criação, da inspiração até a conclusão das obras, levou 2 anos.“Trouxe esta história para os dias de hoje com a proposta de questionar o que a mulher não pode fazer, pois apesar das conquistas, ainda há muitos limites. Esta exposição é um convite para as mulheres refletirem sobre o que ainda não se pode”, disse.

Presente na abertura da mostra, o secretário de Cultura Tércio Marinho disse que Alessandra é uma das artistas selecionadas para expor na galeria, que a cada mês traz uma exposição diferente para o público. “A galeria é um espaço dedicado à divulgação do trabalho do artistas e ao público que passa a ter acesso às suas obras.”

Entrada de graça para ver a exposição

Entrada de graça para ver a exposição

A estudante Beatriz Siqueira Silva, disse que a exposição “Vultos do Não se Pode” chamou sua atenção. “Gostei muito, é uma arte diferente, não convencional, que tem um fundo por trás interessante.”

A dona de casa Claudia Salazar também elogiou o trabalho da artista. “Ela parou para ouvir a história desta mulher e se dedicou a fazer esta obra de arte que homenageia todas as mulheres.”

Workshop
No dia 14 de março, a artista apresenta na Galeria de Arte Fernanda Ferracini Milani, o workshop “O contraste traz o equilíbrio à composição”. No encontro, aberto ao público, ela irá apresentar as diversas técnicas que podem ser usadas na criação da serigrafia, as formas de criação de contrastes e texturas numa obra.

A Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani, fica na Rua Barão de Jundiaí, 176, Centro, anexo ao Teatro Polytheama. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2472.

Viviane Rodrigues
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/22/vultos-do-nao-se-pode-esta-na-galeria-fernanda-perracini-milani/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original