CARNAVAL: Segurança garantida na passarela do samba

Publicada em 24/02/2014 às 15:45

Um efetivo de 50 guardas municipais – integrantes do plantão diário, patrulhamento comunitário com motocicletas e do Canil – estará nas ruas no período do Carnaval, a partir de sábado (1).  A Operação Carnaval 2014, coordenada pelo comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, vai garantir a tranquilidade dos foliões nos desfiles dos dias 1, 3 e 4 de março, ao longo da avenida Prefeito Luiz Latorre.

Com apoio do Canil, 50 GMs atuam na avenida

Com apoio do Canil, 50 GMs atuam na avenida

São esperadas 30 mil pessoas nos três dias de desfile. “Alcançamos êxito na atuação da Festa da Uva. Toda a equipe foi elogiada pelos resultados alcançados e agora estamos entrando em mais uma grande ação, que será muito criteriosa para garantir a segurança de todos”, avisa o comandante.

Na avenida, a GM terá um espaço reservado para o atendimento e orientação dos presentes. Além disso, os profissionais da Central de Monitoramento Eletrônico estarão sintonizados 24 horas acompanhando toda a movimentação na cidade, como já acontece diariamente. Já existem três câmeras próximas à avenida Luiz Latorre e mais duas serão instaladas para o Carnaval.

“É importante salientar que além do monitoramento em tempo real, as câmeras estão gravando todo o evento, na própria avenida e no entorno. Caso haja alguma situação irregular, poderemos ceder as imagens para a Polícia Civil avaliar”, ressalta Ferraz.

Mais segurança
Para aumentar a segurança do Carnaval deste ano, pelo menos 10 guardas usarão a arma de eletrochoque, não letal. De acordo com o comandante Ferraz, o objetivo é a preservação da vida, por isso a GM opta pelo uso dessa tecnologia, sempre com muito cuidado.

A Guarda Municipal realizará trabalho integrado com a Polícia Militar, além das outras secretarias. A Secretaria Municipal de Transportes realizará a orientação do trânsito, que ficará interditado em virtude dos desfiles.

Os agentes também estarão orientando os motoristas sobre os locais disponíveis para estacionamento. O transporte público coletivo terá linhas com horários especiais à disposição antes e após o evento, oferecendo a facilidade de deslocamento para a população.

Comandante Ferraz: "Área toda monitorada"

Comandante Ferraz: “Área toda monitorada”

A venda e o consumo de cerveja e chope serão observados pela equipe de Fiscalização do Comércio e do Juizado de Menores. “Será importante a interação das equipes, unindo as ações. Atuando desta forma poderemos coibir os principais problemas neste tipo de evento, como o caso do abuso da bebida alcoólica”, completa Ferraz.

Lembrando que o espaço reservado para venda de bebida alcoólica, assim como em 2013, será fechado com a entrada permitida apenas para maiores de 18 anos. Os foliões deverão consumir a bebida somente neste local já determinado.

Desfiles
No dia 1º de março (sábado) se apresentam Marujos da Zona Sul, Arco-Íris e União da Vila; no dia 3 (segunda) desfilam Grupo Afoxé, Cai-Cai e Mocidade Alegre e no dia 4 (terça) Caprichosos de Jundiaí, Leões da Hortolândia e Unidos da Zona Leste. Os desfiles terão início sempre às 19h30, com apresentação da Corte da Alegria 2014. A entrada é gratuita e o acesso às arquibancadas respeitará a ordem de chegada dos cidadãos (não haverá entrega de convites neste ano).

Luiza Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman e arquivo – PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/24/carnaval-seguranca-esta-garantida-na-avenida-luiz-latorre/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original