Cultura discute Plano de Ações com servidores
Publicada em 25/02/2014 às 16:14Com base no Plano de Metas da atual administração municipal e nas deliberações da Conferência Municipal de Cultura realizada no ano passado, a Secretaria de Cultura traçou o Plano de Ações 2014, que irá nortear o trabalho da pasta neste ano. De forma inédita, o documento foi apresentado segunda-feira (24), em plenária realizada no Museu Histórico e Cultural Solar do Barão, pelo secretário Tércio Marinho aos servidores da secretaria, que participaram com considerações e sugestões.
MAIS
“Vultos do Não se Pode” está na Galeria Fernanda Perracini Milani
“O Plano de Ação 2014 tem sido uma construção coletiva que considerou as deliberações da conferência, o Plano de Metas do governo Pedro Bigardi e pode vir a agregar contribuições de todos os diálogos que ainda serão feitos”, salienta o secretário Tércio Marinho.
Com 35 eixos temáticos, o Plano de Ações propõe 94 ações que abrangem todas as áreas da cultura. Entre elas destacam-se a descentralização e acesso aos bens culturais; diagnóstico cultural da cidade; reformas de equipamentos culturais, com prioridade para o Centro das Artes; construção da arena multiuso; fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac); a transformação do Complexo Fepasa em um Centro Cultural e elaboração do Plano Municipal de Cultura.
Considerada prioridade, a transformação do Complexo Fepasa em Centro Cultural tem como meta manter o patrimônio vivo, resgatar e valorizar a memória dos ferroviários. “É uma memória que o Brasil quer ver preservada. A criação do Centro Cultural tem a missão de valorizar e resgatar esta memória, que faz parte da história da cidade”, ressalta o secretário.
Neste momento, o Plano de Ações está em fase de diálogo com os atores sociais envolvidos na questão cultural. O documento também já foi apresentado ao gabinete do prefeito e às coordenadorias municipais. Os próximos a serem ouvidos serão os conselhos, as demais secretarias municipais e os vereadores.
“Esses diálogos em torno do Plano de Ações inauguram a gestão participativa da Secretaria de Cultura”, explica Carolina Vitti Domingues, responsável pela organização do planejamento da Secretaria de Cultura.
Concluídos os diálogos, o Plano de Ações 2014 será formatado e deliberado pelo Conselho Municipal de Cultura.
Viviane Rodrigues
Fotos: fotógrafos – PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original