Cultura discute Plano de Ações com servidores

Publicada em 25/02/2014 às 16:14

Com base no Plano de Metas da atual administração municipal e nas deliberações da Conferência Municipal de Cultura realizada no ano passado, a Secretaria de Cultura traçou o Plano de Ações 2014, que irá nortear o trabalho da pasta neste ano. De forma inédita, o documento foi apresentado segunda-feira (24), em plenária realizada no Museu Histórico e Cultural Solar do Barão, pelo secretário Tércio Marinho aos servidores da secretaria, que participaram com considerações e sugestões.

MAIS
“Vultos do Não se Pode” está na Galeria Fernanda Perracini Milani

Servidores participam com sugestões ao Plano

Servidores participam com sugestões ao Plano

“O Plano de Ação 2014 tem sido uma construção coletiva que considerou as deliberações da conferência, o Plano de Metas do governo Pedro Bigardi e pode vir a agregar contribuições de todos os diálogos que ainda serão feitos”, salienta o secretário Tércio Marinho.

Com 35 eixos temáticos, o Plano de Ações propõe 94 ações que abrangem todas as áreas da cultura. Entre elas destacam-se a descentralização e acesso aos bens culturais; diagnóstico cultural da cidade; reformas de equipamentos culturais, com prioridade para o Centro das Artes; construção da arena multiuso; fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac); a transformação do Complexo Fepasa em um Centro Cultural e elaboração do Plano Municipal de Cultura.

Considerada prioridade, a transformação do Complexo Fepasa em Centro Cultural tem como meta manter o patrimônio vivo, resgatar e valorizar a memória dos ferroviários. “É uma memória que o Brasil quer ver preservada. A criação do Centro Cultural tem a missão de valorizar e resgatar esta memória, que faz parte da história da cidade”, ressalta o secretário.

Neste momento, o Plano de Ações está em fase de diálogo com os atores sociais envolvidos na questão cultural. O documento também já foi apresentado ao gabinete do prefeito e às coordenadorias municipais. Os próximos a serem ouvidos serão os conselhos, as demais secretarias municipais e os vereadores.

“Esses diálogos em torno do Plano de Ações inauguram a gestão participativa da Secretaria de Cultura”, explica Carolina Vitti Domingues, responsável pela organização do planejamento da Secretaria de Cultura.

Concluídos os diálogos, o Plano de Ações 2014 será formatado e deliberado pelo Conselho Municipal de Cultura.

Viviane Rodrigues
Fotos: fotógrafos – PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/25/secretaria-de-cultura-discute-plano-de-acoes-com-servidores/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original