Instituto Federal: primeiro curso escolhido

Publicada em 28/02/2014 às 14:32

O primeiro curso a ser oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), no câmpus avançado de Jundiaí, será o técnico em comércio. A escolha foi feita pela sociedade em audiência pública realizada na noite da última quinta-feira (27), no auditório da Biblioteca Pública Municipal Professor Nelson Foot. As aulas serão iniciadas no segundo semestre deste ano.

MAIS
Formandos do Pronatec têm noite de festa no Parque da Uva

Mais de 150 pessoas participaram da audiência pública

Mais de 150 pessoas participaram da audiência pública

Mais de 150 pessoas participaram do debate, entre representantes de entidades, sindicatos, Ongs e estudantes da região. Além do secretário de Educação e vice-prefeito, Durval Orlato, conduziram a audiência o reitor estadual do IFSP, Eduardo Modena, a pró-reitora de ensino em exercício, Claudia Abourd, a diretora do câmpus de Araraquara (SP), Andrea Zoca, o diretor do câmpus avançado de Jundiaí, Reginaldo Vitor Pereira, e o diretor do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos, José Ronaldo Pereira.

Antes da definição do curso, foi apresentado um estudo que levou em conta informações como o PIB (Produto Interno Bruto) da cidade e a vocação da região. “A partir desse levantamento, identificamos que se destacam aqui as áreas de serviços, indústria e comércio. Definimos, portanto, que o eixo tecnológico que será implantado no município é o de Gestão e Negócios. De um catálogo de 18 cursos, pontuamos três para Jundiaí dentro deste eixo: técnico em logística, técnico em administração e técnico em comércio”, explicou o diretor do câmpus da cidade.

Depois de sanar todas as dúvidas, os participantes optaram pelo curso de técnico em comércio, inédito no município. As aulas serão iniciadas em agosto, após realização de processo seletivo. A primeira turma terá 40 alunos. O IFSP iniciará as atividades no Complexo Argos, numa área onde antes estava instalada a Biblioteca Municipal. O espaço, que passa por reformas, terá oito salas de aulas e biblioteca.

O secretário Durval Orlato conduziu a audiência ao lado de representantes do Instituto

O secretário Durval Orlato conduziu a audiência ao lado de representantes do Instituto

Futuro
Com o início das atividades do Instituto Federal, a previsão é que em 2015, sejam oferecidos no câmpus de Jundiaí cursos superiores. Estão previstos três ou quatro cursos. “É só o começo de uma história aqui. A nossa experiência faz com que possamos dizer que o câmpus avançado se transformará em um grande câmpus em dois ou três anos”, comemorou o reitor.

De acordo com o secretário de Educação, em breve também será concluída a escolha do terreno para a implantação da sede definitiva do Instituto. “Vamos conceder um local em comodato para no futuro ampliarem. Para nós, a vinda do Instituto é muito importante, é mais uma etapa de um compromisso assumido. A Educação, desde a creche ao ensino superior, deve sempre ser a mola propulsora da sociedade. Esses novos cursos ajudarão, sem dúvidas, a desenvolver e a melhorar a qualidade de vida da nossa população”, acrescentou Orlato.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia possui 104 anos. No Estado de São Paulo existem 30 campi, 28 estão em operação. A instituição tem aproximadamente 22 mil alunos. A vinda para Jundiaí foi anunciada pelo prefeito Pedro Bigardi em maio de 2013.

Roberta de Sá
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/28/instituto-federal-primeiro-curso-escolhido-e-o-de-tecnico-em-comercio/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original