SANTA CRUZ: Jundiaí fica conhecida no Rio de Janeiro
Publicada em 07/02/2014 às 18:21A homenagem que a Escola de Samba Acadêmicos de Santa Cruz, do Rio de Janeiro, fará a Jundiaí na Marquês de Sapucaí está sendo vista pelos carnavalescos jundiaienses como um intercâmbio cultural. Com o enredo ‘Do toque do criador à cidade saudável do Brasil – Jundiaí, uma referência nacional’, a agremiação, pelo grupo de acesso, destaca na avenida a importância da cidade nos aspectos cultural, social e econômico.
MAIS CARNAVAL
Jundiaienses agitam ensaio da Santa Cruz na Sapucaí
Foguinho é a alma da campeã Arco-Íris
Para o carnavalesco da Santa Cruz, Sylvio Cunha, os integrantes da escola que conheciam Jundiaí, assim como ele, tinham apenas uma visão turística. “O nosso lema é que o Brasil precisa conhecer o Brasil. Muitos não conhecem a cidade e não sabem da importância econômica dela para São Paulo e até no País”.
Para os componentes da Santa Cruz, ter os jundiaienses no desfile e apresentar a cidade para a comunidade também é uma troca de experiências.
As passistas da agremiação, após terem o samba enredo em mãos, pesquisaram sobre a cidade e se encantaram. “Santa Cruz teve a oportunidade de entender e conhecer um pouco mais sobre outra cultura. Gostamos da tradição que Jundiaí tem com o Circuito das Frutas”, ressaltam.
A passista Beatriz Lopes afirma que homenagear Jundiaí é uma honra. “A escola para muitos pode ser pequena, mas para nós é maior que o nosso coração. Gostamos de conhecer a história de vocês”.
“Eu particularmente não conhecia Jundiaí, nem por fotografia. Quando a diretoria nos apresentou o enredo, fiz inúmeras pesquisas para pensar nas fantasias. É uma cidade maravilhosa, receberemos sempre todos de braços abertos”, afirma a responsável pelo ateliê e confecção das fantasias, Beth Malveira.
Intercâmbio
De acordo com o secretário de Cultura, Tércio Marinho, o profissionalismo do carnaval do Rio de Janeiro acrescentará no trabalho de Jundiaí.
“É um projeto grandioso, é uma honra para nossa cidade e para os sambistas de Jundiai. Poderemos entender como funciona a indústria do carnaval carioca, oferecendo essa experiência aos nossos profissionais e trazendo esse conhecimento para o carnaval daqui”, afirma.
Ensaio
No dia 25 de janeiro, pelo menos 200 jundiaienses já sentiram o coração bater mais forte ao pisar na Marquês de Sapucaí pela primeira vez. Foi dia do ensaio geral da Santa Cruz, que vai levar mais de 2 mil componentes para a passarela do samba carioca.
Luiza Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original