Modelo de Resíduos Sólidos é elogiado por prefeito

Publicada em 12/02/2014 às 19:34

O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Serviços Públicos no tratamento de resíduos sólidos, comandada pelo secretário Aguinaldo Leite, fez com que o prefeito da cidade de Paulista (PE), Junior Matuto, viesse a Jundiaí conhecer o modelo de gestão.

Durante a visita, ocorrida nesta quarta-feira (12), o prefeito de Paulista e a equipe que o acompanhava conheceram o prefeito Pedro Bigardi e o secretário da Casa Civil, José Carlos Pires. Além disso, Aguinaldo Leite levou o grupo ao Geresol (Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos).

MAIS
Conheça o Plano de Resíduos Sólidos e envie suas contribuições

Secretário mostra trabalho realizado: elogios de Paulista (PE)

Secretário mostra trabalho realizado: elogios de Paulista (PE)


Segundo o secretário de Serviços Públicos, a visita é fruto do Congresso Técnico Brasil-Alemanha – Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos, realizado em dezembro, no Parque da Uva. “Durante o evento, apresentamos o que está sendo feito na cidade e isso chamou a atenção de alguns municípios.”

Aguinaldo mostrou informações relevantes sobre a pasta e o trabalho desenvolvido. “Quando assumimos o serviço de atendimento ao cidadão, o 156, tinha mais de 3 mil reclamações relacionadas à limpeza pública. Graças ao trabalho realizado, o número caiu para 400.”

O secretário lembrou a parceria entre Jundiaí e o governo alemão, que vai financiar R$ 620 mil para diagnosticar e implantar o melhor projeto de tratamento mecânico e biológico na cidade. O recurso ainda prevê um laboratório no Geresol para testes de fermentação e compostagem. O Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta) também ofertará laboratórios para pesquisas.

Pedro Bigardi recebeu o chefe do Executivo pernambucano

Pedro Bigardi recebeu o chefe do Executivo pernambucano

Christiane Pereira, coordenadora no Brasil da TU Braunschweig e Centro de Pesquisa, Educação e Aplicação em Resíduos Urbanos (CREED), também participou do encontro.

Positiva
O prefeito Junior Matuto destacou que a visita a Jundiaí foi positiva e irá somar ao município, que já tem uma PPP (Parceria Público Privada) em andamento. A ideia é atender o que recomenda a Política Nacional de Resíduos Sólidos, para a qual todos os municípios brasileiros devem se adequar até agosto de 2014.

Para ele, o saldo da visita é positivo. “Estamos felizes com o que vimos aqui. A cidade é limpa e bem conservada. E o tratamento dos resíduos é referência, um modelo de gestão para todo o Brasil.” O prefeito pernambucano estava acompanhado pelo vice-prefeito Jorge Carreiro; secretário de Serviços Públicos Evanil Belém; e pelo secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Fábio Barros.

Para Fábio, Jundiaí está um passo à frente de outros municípios. “A nossa PPP já estava em andamento quando assumimos o governo. No entanto, a partir do que conhecemos aqui, podemos fazer alterações, já que o contrato é ajustável.”

Luana Dias
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/12/modelo-de-residuos-solidos-e-elogiado-por-prefeito-pernambucano/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original