Prefeitura discute reforços na saúde da família
Publicada em 07/02/2014 às 18:25Uma ação de parceria entre a Secretaria de Saúde e a Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), com prioridade em reforços de saúde da família nos bairros do Novo Horizonte, do Poste e do Jardim Tamoio, foi o tema de reunião promovida nesta sexta-feira (7) entre o secretário Cláudio Miranda e o superintendente Rodrigo Mendes Pereira.
MAIS
Secretaria de Saúde mira Carnaval e reforça prevenção de Aids
“No esforço de reestruturação da saúde pública que iniciamos ano passado, já tivemos diversos avanços, mas essa parceria pode nos ajudar em questões como a identificação de áreas em núcleos prioritários para a saúde da família”, explica Miranda.
Para Rodrigo, que acompanhou a reunião com os diretores técnicos Tatiane Reis Pimenta e Lázaro Aparecido da Silva Ribeiro, as demandas coincidem com a visão habitacional mais ampla que tem sido aplicada na fundação.
No bairro do Poste, por exemplo, um novo bairro nas proximidades do acesso ao Traviú vai preservar moradores antigos, usar escritório de antiga cerâmica para uma cooperativa agrícola e manter uma área central para comércio e lazer de 1 mil casas superpostas e apartamentos.
Com projeto aprovado no Ministério da Saúde para nova sede da unidade de saúde do Traviú na região da Água Doce, a cooperação entre Saúde e Fumas vai buscar equacionar o projeto com o Ministério das Cidades para a possibilidade de uma unidade de saúde da família adicional. “Estamos buscando o conceito de bairro com justiça social”, explicou Tatiane.
No bairro do Jardim Novo Horizonte, também outra área com 1.088 unidades está incorporando a destinação de terreno para outro posto de saúde da família, que pode funcionar anteriormente em um antigo centro comunitário da Fumas.
No caso do Jardim Tamoio, o secretário Cláudio Miranda explicou que a unidade do bairro está em seu extremo, ao lado da avenida dos Imigrantes, e que um posto de saúde da família é essencial na área próxima ao antigo Núcleo Balsan. “Vamos verificar isso, temos poucas áreas possíveis no momento mas é preciso colocar entre as prioridades da reurbanização”, explicou Rodrigo Mendes Pereira.
O encontro também tratou de possíveis parcerias em serviços no Jardim São Camilo, na Vila Ana e no Parque Centenário, locais onde ambas as pastas possuem projetos em andamento.
“A saúde da família, com suas equipes técnicas e de agentes comunitários, é uma das prioridades de governo do prefeito Pedro Bigardi. Com novas definições será possível buscar ainda mais recursos estaduais e federais”, explicou Miranda. Como o setor habitacional também é outra dessas metas, a reunião decidiu encaminhar novos encontros de cooperação.
José Arnaldo de Oliveira
Fotos: fotógrafos – PMJ
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original