Semads realiza formatura de alunos do Pronatec
Publicada em 20/02/2014 às 17:59A vida de 460 jundiaienses começa a ganhar novas perspectivas a partir desta sexta-feira (21). Eles receberão o diploma dos cursos de qualificação profissional realizados pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), a partir das 19h.
MAIS
Novo Conselho de Direitos da Pessoa Idosa é formado
O programa foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Em Jundiaí foi desenvolvido através da união de esforços de diversos públicos e demandantes, sendo o público atendido pelas ações da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), especialmente os beneficiários do Programa Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BCP), através do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Para segurados recebedores de auxílio doença do INSS, por meio do Ministério da Previdência Social e para os segurados do seguro desemprego, por meio do PAT (Posto de Amparo ao Trabalhador) e unidades do Poupatempo, através do Ministério do Trabalho e Emprego;
Além dos atendimentos do 12º GAC, por meio do Ministério da Defesa.
“A importância do Pronatec está na viabilização do acesso a educação profissional de qualidade para um público, que até então não tinha nem mesmo a perspectiva de ingressar em um curso profissionalizante do Senac ou Senai”, afirma a secretária Marilena Negro.
Custeados pelo Ministério da Educação (MEC), os cursos são ministrados por instituições de reconhecida qualidade técnica. No município são realizados pelo Senac e Senai e, este ano, foi ampliada a parceria com a ETEC Benedito Storani e ETEC Vasco Venchiarutti, segundo a secretária.
O aluno recebe todo o material escolar e didático, além da “assistência estudantil” que consiste no recurso para custear alimentação e transporte. São várias opções de cursos em áreas como construção civil, logística, hotelaria, comércio, padaria e confeitaria, manicure, operador de computador, eletricista, auxiliar administrativo, entre outras.
Números
Em 2013 foi pactuado a oferta de 700 vagas, meta que foi superada pela Semads concluindo o ano com 840 matrículas, com prioridade de atendimento do público mais vulnerável.
Das 840 pessoas que se matricularam, 460 concluíram o curso. Para este ano foram oferecidas 318 vagas para o primeiro trimestre.
Kadija Rodrigues
Fotos: divulgação
-
17/12/2021
Famílias do São Camilo são atendidas pelos serviços sociais e receberão auxílio moradia
-
07/12/2016
CRAS Santa Gertrudes tem apresentação musical do ‘Tocar & Encantar’
-
30/11/2016
Ação preventiva celebra o Dia Mundial da Luta contra a Aids
-
29/11/2016
Centro de Referência da Assistência Social passa a atender em novo endereço
Baixe as fotos desta notícia na resolução original