Na quaresma, Pesca Econômica garante os peixes

Publicada em 07/03/2014 às 18:45

Passado o carnaval, com a predominância da quaresma e de olho na Semana Santa, o consumidor jundiaiense se prepara para mudar seus hábitos alimentares durante esse período. É nessa época, também, que o consumo de peixes registra um aumento considerável.

Para dar conta dessa demanda, as barracas da Pesca Econômica, programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Turismo, também se abastecem de uma quantidade maior de pescados.

Lucas: expectativa de ver dobrarem as vendas

Lucas: expectativa de ver dobrarem as vendas

Para o secretário, Marcos Brunholi, o programa pioneiro da Secretaria beneficia tanto o permissionário como o consumidor, que tem o pescado disponível perto de sua casa, sempre fresco e com preço acessível. “Em alguns períodos, como a Semana Santa, o volume de vendas costuma crescer muito”, avalia o secretário.

E quando se fala em aumento de vendas, a tendência é, no mínimo, dobrar, como informa Lucas Daniel de Oliveira, que trabalha na banca do permissionário Leandro Bernardo. “Da tonelada e meia que vendemos semanalmente, passamos para três toneladas ou mais”, garante Leandro, destacando que a barraca já está se preparando para a Semana Santa, que, neste ano, será de 13 a 20 de abril.

A Pesca Econômica está em diversos bairros da cidade

A Pesca Econômica está em diversos bairros da cidade

A sardinha é um dos peixes mais vendidos em qualquer época. Segundo Lucas, uma reportagem exibida na TV, recentemente, apontou os benefícios da sardinha na prevenção a muitas doenças e, a partir de então, a procura começou a crescer.

“Além de ser rico em ômega 3, também é um peixe saboroso e de fácil preparo”, comenta. Ao lado da sardinha, outros são tidos como campeões de vendas, como a cavalinha, o cação, a pescada branca, a tilápia e a corvina.

Uma curiosidade apontada por Lucas é o abrotea, peixe conhecido como bacalhau fresco, que tem uma grande saída nesta época do ano e que substitui muito bem o bacalhau salgado. “Costuma-se dizer que ele é o bacalhau antes do processo de salgamento. O interessante é que as pessoas que vêm à banca sempre têm uma receita diferente para o seu preparo”, explica o vendedor.

A dona de casa Solange Padovan sai todas as sextas-feiras do bairro da Varginha para comprar peixes na banca da Vila Maringá. Ela destaca uma curiosidade sobre o cação. “É um dos poucos peixes que não têm espinhas e, por isso, recomendado para as crianças”, diz.

Calendário
Durante a semana, com exceção do domingo e da segunda-feira, as barracas da Pesca Econômica podem ser encontradas em todos os bairros, alternadamente. Elas funcionam das 8 às 13 horas e estão nos seguintes bairros: às terças-feiras, no Jardim das Tulipas e Jardim do Lago; às quartas, na parte alta do Jardim Santa Gertrudes; às quintas, no Parque Eloy Chaves, Fazenda Grande; Caxambu e Cecap; às sextas, Colônia e Vila Maringá; e, aos sábados, na Agapeama.

Confira os endereços das barracas :

1 – Santa Gertrudes (parte alta) – Rua Pedro Augusto de Oliveira, altura do nº 27
2 – Parque Eloy Chaves – em frente à Praça das Mães
3 – Jardim do Lago – Rua Teodoro Sampaio, nº 40
4 – Colônia – Rua Luiz Benachio (próximo ao nº 220 – praça em frente à Igreja Sagrado Coração de Jesus)
5 – Jardim Tulipas – Rua Adelino Martins (em frente à Emeb Profª Marina de Almeida Rinaldi Carvalho)
6 – Vila Maringá – Rua Padre Felisberto Shubert com Rua Nicolau Orsi (próximo ao posto de saúde)
7 – Fazenda Grande – Rua Roberto Gaspari, nº 261 (próximo à Unidade Básica de Saúde)
8 – Cecap – Rua Uva Niagara (próximo ao bloco 43)
9 – Caxambu – Avenida Giustiniano Borin (próximo ao nº 3.401)
10 – Agapeama – Alameda Uruguai

Assessoria de Imprensa
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/07/na-quaresma-pesca-economica-garante-os-peixes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original