Solar comemora Dia Internacional do Circo

Publicada em 12/03/2014 às 15:30

Em comemoração ao Dia Internacional do Circo, neste sábado (15), o Museu Solar do Barão presta sua homenagem aos artistas e ao movimento circense com uma apresentação da Cia. Rick Kelly, às 10h30, no Calçadão da rua Barão de Jundiaí, em frente ao museu.

MAIS
Cia. Municipal de Teatro apresenta novos integrantes

Peça será apresentada pela Cia Rick Kelly

Peça será apresentada pela Cia Rick Kelly

“A história do Dia Internacional do Circo também faz parte da história do Brasil, do povo brasileiro e da sua luta contra os preconceitos e repressão”, diz o diretor do Museu, Jean Camoleze.

A data é uma homenagem ao palhaço negro Benjamin de Oliveira, que chegou ao Brasil com um circo da Europa na época da escravidão. O palhaço, já alforriado, foi tomar um um café no bairro da Cinelândia em São Paulo e durante o passeio foi confundido com um escravo fugido e preso. Indignados com a situação, alguns artistas começaram uma manifestação a favor do palhaço. Depois do episódio, o bar ficou conhecido como Café dos Artistas.

É justamente a história de Benjamim que será contada na apresentação “Circo e Teatro”, encenada pela Cia. Rick Kelly, numa montagem feita especialmente para esta apresentação. “As pessoas contam que ele foi o criador do teatro circo que conhecemos hoje, e a maquiagem de cara branca que o palhaço usa também foi uma ideia dele, porque que na época ele tinha que esconder sua pele negra”, conta o ator e palhaço Rick.

A apresentação é gratuita. O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão fica na rua Barão de Jundiaí, 762, no Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6259.

Mais circo!
No dia 27 de março é comemorado o Dia do Artista Circense, uma homenagem ao palhaço Piolim. Para celebrar a data, a Secretaria de Cultura, por meio da Diretoria de Ação Comunitária, promove no dia 22 de março, às 16h, a apresentação do espetáculo “O Circo Chegou!”, no bairro Vista Alegre.

A produção é inspirada no tradicional Sarau de Charles que ocorreu há 18 anos. A apresentação reúne diferentes modalidades artísticas e apresenta um panorama da cultura brasileira. A realização é da Associação Raso da Catarina e a apresentação é gratuita. O espetáculo será apresentado na avenida João Forner, s/nº, esquina da rua Creuza Prado.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/12/solar-comemora-dia-internacional-do-circo/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original