Médicos fazem capacitação sobre saúde da pessoa idosa
Publicada em 13/03/2014 às 18:41A Secretaria de Saúde promoveu nesta quinta-feira (13), em parceria com a Coordenaria do Idoso, a segunda etapa da capacitação clínica para médicos das unidades básicas sobre a saúde da pessoa idosa. O evento foi realizado no auditório da Escola de Governo e Gestão do Município (EGGMJ) e teve convidados do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia José Ermírio de Moraes.
“É um assunto essencial para atualização porque, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, dentro de 15 anos uma doença como a depressão pode tornar-se o principal problema desse campo no mundo”, explicou o geriatra convidado, Francisco Souza do Carmo.Ele mostrou ainda aspectos científicos, sociais e até culturais de doenças associadas à longevidade, em especial sobre o déficit cognitivo e os testes utilizados para sua avaliação.
De acordo com o geriatra, os médicos precisam preparar-se para uma realidade específica do Brasil que, ao contrário de países como o Japão, não possuem uma cultura de valorização da pessoa idosa e os efeitos causados por esse cenário na saúde de cada pessoa. E mostrou em imagens de ressonância magnética ou tomografia a análise de situações como a depressão e seus opostos, como doenças ligadas à demência como a hiperatividade ou o Alzheimer, e os tratamentos preventivos e paliativos usados em cada caso. “O idoso é um grupo que exige o estudo sobre sistemas de acolhimento e facilitação de procedimentos”, comentou Carmo, entre muitos outros assuntos e abordagens.
Para a coordenadora de clínica médica da Secretaria de Saúde, Amara Levi Pinheiro, a palestra articulada com a Coordenadoria do Idoso não é uma exceção. “As reuniões de aprimoramento ocorrem mensalmente. É uma atualização importante porque os idosos precisam de um olhar especial e nós estamos conscientes disso no cotidiano e na capacitação médica”, afirmou.
O tema já havia sido valorizado pela pasta no ano passado, com a promoção da Semana do Idoso em atividades ligadas ao tema em boa parte das unidades de saúde dos bairros. O aprofundamento agora é com o corpo de médicos de clínica geral.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman
-
23/10/2026
Jundiaí reduz em 23% a fila de espera por ultrassom e amplia oferta de exames -
21/10/2026
Jundiaí promove tradicional Caminhada do Outubro Rosa nesta quinta-feira (22) no Parque da Cidade -
21/10/2026
Com planejamento financeiro, Prefeitura de Jundiaí garante antecipação do 13º salário dos funcionários do Hospital São Vicente -
12/10/2026
12 de outubro: Jundiaí amplia ações para garantir cuidado, desenvolvimento, proteção e oportunidades às crianças
Baixe as fotos desta notícia na resolução original

