Prefeitura promove roda de conversa sobre unidades de conservação
Publicada em 13/03/2014 às 18:48A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, realiza neste sábado (15), às 10h30, a “Roda de Conversa sobre Unidades de Conservação”, no Cream (Centro de Referência em Educação Ambiental).
De acordo com Flávio Gramollelli Junior, diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, a ideia é ter uma apresentação exemplificando o que são as RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural), por meio do programa de incentivo criado pela Fundação SOS Mata Atlântica. O programa nasceu a partir da percepção de que havia muito interesse por parte dos proprietários em proteger remanescentes da Mata Atlântica.
O foco do programa, que este ano completa 10 anos, é apoiar diretamente os proprietários de terra (pessoa física) em projetos de criação, planejamento e gestão de RPPNs, por meio de editais. Em Jundiaí o foco será a Serra do Japi. “É uma forma de mostrar que é possível ganhar dinheiro com a Serra do Japi e não contra ela”, explica o diretor.
O programa
Os primeiros quatro editais do programa contaram com recursos do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF) – uma aliança entre Conservação Internacional (CI), Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF), Banco Mundial, Fundação MacArthur e governo japonês.
Ao longo desse período, o programa investiu cerca de R$ 8 milhões, sendo mais de R$ 5 milhões em projetos dedicados às RPPNs, apoiando a criação de 467 novas reservas que protegerão 29.125 hectares da Mata Atlântica.
O Cream está localizado na avenida Atílio Gobbo, 4600, no bairro Santa Clara, e o evento será aberto ao público. Não é necessário fazer cadastramento.
Kadija Rodrigues
Foto: Paulo Grégio
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
-
15/03/2024
DEBEA incentiva adoção de PETs com deficiência
-
03/12/2023
Prefeitura vai plantar mais de 6 mil árvores nas margens do Rio Jundiaí
-
17/10/2023
Jundiaí segue com orientações para prevenir a febre maculosa
Baixe as fotos desta notícia na resolução original