Prefeitura promove roda de conversa sobre unidades de conservação

Publicada em 13/03/2014 às 18:48

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, realiza neste sábado (15), às 10h30, a “Roda de Conversa sobre Unidades de Conservação”, no Cream (Centro de Referência em Educação Ambiental).

De acordo com Flávio Gramollelli Junior, diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, a ideia é ter uma apresentação exemplificando o que são as RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural), por meio do programa de incentivo criado pela Fundação SOS Mata Atlântica. O programa nasceu a partir da percepção de que havia muito interesse por parte dos proprietários em proteger remanescentes da Mata Atlântica.

Prefeito durante a inauguração do Centro de Referência em Educação Ambiental

Prefeito durante a inauguração do Centro de Referência em Educação Ambiental

O foco do programa, que este ano completa 10 anos, é apoiar diretamente os proprietários de terra (pessoa física) em projetos de criação, planejamento e gestão de RPPNs, por meio de editais. Em Jundiaí o foco será a Serra do Japi. “É uma forma de mostrar que é possível ganhar dinheiro com a Serra do Japi e não contra ela”, explica o diretor.

O programa
Os primeiros quatro editais do programa contaram com recursos do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF) – uma aliança entre Conservação Internacional (CI), Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF), Banco Mundial, Fundação MacArthur e governo japonês.

Ao longo desse período, o programa investiu cerca de R$ 8 milhões, sendo mais de R$ 5 milhões em projetos dedicados às RPPNs, apoiando a criação de 467 novas reservas que protegerão 29.125 hectares da Mata Atlântica.

O Cream está localizado na avenida Atílio Gobbo, 4600, no bairro Santa Clara, e o evento será aberto ao público. Não é necessário fazer cadastramento.

Kadija Rodrigues
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/13/prefeitura-promove-roda-de-conversa-sobre-unidades-de-conservacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original