Atividades de Jundiaí seguem para congresso de saúde
Publicada em 14/03/2014 às 17:51Uma proposta realizada pelo Núcleo de Apoio à Pessoa com Deficiência (NAPD), da Secretaria Municipal de Saúde, vai ser alvo de uma apresentação selecionada para o 7º Congresso Nacional de Serviço Social em Saúde. O foco é o processo desenvolvido na UBS Novo Horizonte, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, e outras entidades como a Unip.
“O trabalho que desenvolvemos é o Projeto Estilo de Vida, voltado para o resgate da autoestima de pessoas com deficiência ou idosas atendidas pela atenção básica”, explica Eliana da Graça Crivelari Del Gelmo, do NAPD, que divide a autoria da apresentação com João Guilherme Oliveira Santos e Ana Luiza Morato Cerruti.
Uma das atividades recentes do projeto aconteceu na quarta-feira (12), com um grupo de convidados do bairro, e envolveu palestras sobre alimentação saudável e práticas em grupo voltadas para o estímulo de moradores que convivem com limitações. “O primeiro passo, de reunir voluntariamente pessoas que pouco saem de casa, já representa um passo adiante”, explica Eliana.
O congresso ocorre de 9 a 11 de abril, em São José dos Campos (SP), sendo realizado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Mulheres em foco
Na UBS Eloy Chaves, as parcerias também são destacadas para viabilizar eventos como o ocorrido no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. “Temos contato muito com o apoio de comerciantes e moradores do bairro”, explica a gerente da unidade, Daniela Lara.
Os esforços conjuntos garantiram um dia inteiro de atividades para mais de 60 moradoras que passaram pelo local naquela data, aberta com aula de dança circular, dicas de tratamentos corporais e estéticos e cortes de cabelo a partir da manhã e mais aula de zumba, palestras sobre aspectos motivacionais (com a equipe de saúde mental do NASF, Núcleo de Apoio de Saúde da Família) e sobre menopausa e osteoporose (com representantes da area de ginecologia e obstetrícia), encerrando com um café da tarde e sorteio de prêmios doados por comerciantes do bairro.
“Tivemos surpresas como uma senhora de 70 anos de idade que deu um show na aula de zumba. Acredito que as parcerias surgem quando as equipes das unidades estão inteiramente envolvidas nos projetos, porque foi o que aconteceu aqui”, explica Daniela.
José Arnaldo de Oliveira
Fotos: reprodução
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original