Questionários do Plano Diretor são enviados para as escolas
Publicada em 14/03/2014 às 18:54Familiares dos alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de Educação começam a receber nos próximos dias o questionário para contribuir com o Plano Diretor Participativo. A secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti, e o secretário de Educação e vice-prefeito, Durval Orlato, cuidaram pessoalmente do envio do material para escolas. Cerca de 7.600 formulários foram encaminhados.
Esta é a primeira vez que a Prefeitura de Jundiaí realiza uma consulta pública para que a população tenha a oportunidade de apontar os rumos para o crescimento urbano e para a preservação dos bens comunitários, culturais e ambientais do município. Além de enviar para as escolas, os questionários estão sendo entregues nas residências, junto com as contas de água. Outro lote específico foi encaminhado para entidades, associações de moradores, grupos da sociedade civil, Ongs e sindicatos.
“Queremos atingir, ou seja, receber a opinião de um grande número de pessoas. Quem não conhecia o Plano Diretor passará a conhecer. É um trabalho de contribuição que aos poucos vai se solidificando, visando o futuro”, explicou a secretária de Planejamento e Meio Ambiente.
Nas escolas, alunos do quartos, quintos, sétimos e oitavos anos farão atividades em sala de aula para entender a importância do Plano Diretor Participativo. Depois, levarão não só o questionário, mas todas as informações necessárias à família para que compreendam a importância da participação.
“O olhar dos pais é necessário. Eles são uma força motora importante para influenciar nas decisões, nos rumos da cidade”, acrescentou Daniela.
O secretário de Educação concorda que os pais também têm muito a contribuir. “É muito importante que todos saibam que a participação deles neste olhar de como a gente deve planejar a nossa cidade é muito importante. As opiniões que virão de diversas regiões vão possibilitar um refinamento maior na revisão do Plano Diretor. A participação da sociedade nas principais decisões sobre a cidade é mais um compromisso cumprido.”
Posteriormente, será feita a compilação dos dados e a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente promoverá oficinas e fóruns. A previsão é que, no final de outubro, seja encaminhada uma minuta para aprovação na Câmara Municipal.
Roberta de Sá
Fotos: Alessandro Rosman
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original