Academias literárias terão sede própria no Centro

Publicada em 17/03/2014 às 10:38

O compromisso assumido pela Secretaria de Cultura de encontrar um local para abrigar as entidades literárias de Jundiaí foi atendido. Uma casa localizada na rua Rangel Pestana foi alugada para sediar a Casa das Letras e das Artes, que irá abrigar as entidades literárias. Entre elas estão a Academia Jundiaiense de Letras, Academia Jundiaiense de Letras Jurídicas, Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí e Grêmio Cultural Professor Pedro Fávaro.

MAIS
Acesse as principais notícias da Secretaria de Cultura

O secretário Tércio Marinho destaca a importância do espaço para as entidades

O secretário Tércio Marinho destaca a importância do espaço para as entidades

O secretário de Cultura, Tércio Marinho, foi procurado pelas entidades literárias, que reivindicaram um espaço. “Estamos atendendo um pedido antigo das academias, trata-se de uma reivindicação legítima que valoriza a produção literária de Jundiaí”, entende o secretário.
A escolha do imóvel, localizado na região central, foi feita em conjunto com os representantes das academias. Com 38 anos de existência a Academia Jundiaiense de Letras não tem uma sede própria e utiliza um espaço na Casa da Cultura.

Para presidente da AJL, Anna Aparecida Osti Geromel, a Casa das Letras e das Artes é uma conquista, pois irá contribuir para o crescimento da produção literária na cidade. “Há tempo lutamos por uma sede e agora conseguimos com a atual administração. A casa é muito bem localizada, o que é ótimo para as atividades das academias”, destaca Anna.

A notícia da Casa das Letras também foi bem recebida pela presidente da Academia Jundiaiense de Letras Jurídicas, Simone Zanotello. “É importante unir as academias para disseminação da cultura literária na cidade. Com uma sede, fica mais fácil da população contatá-las”, considera.

Para a presidente do Grêmio Cultural Professor Pedro Fávaro, Olga de Brito, a Casa das Letras será um ganho para as entidades literárias. Atualmente, o Grêmio se divide entre o Museu Solar do Barão, onde são realizadas as reuniões, e a Casa da Cultura, que abriga o acervo. “É um pedido antigo que está sendo atendido e irá favorecer a atividade literária na cidade.”

O imóvel destinado para a Casa das Letras e das Artes passará por reforma e deve ser entregue às academias em breve. O local contará com salas para as entidades, biblioteca e auditório para realização de cursos e palestras.

Viviane Rodrigues
Fotos: arquivo – PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/17/academias-literarias-terao-sede-propria-no-centro/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original