Ações começam a mudar rotina no São Camilo

Publicada em 17/03/2014 às 19:40

Um trabalho integrado entre o poder público e as forças policiais da cidade está começando a mudar a rotina dos moradores do Jardim São Camilo. Desde o ano passado, a Prefeitura de Jundiaí tem investido em diversas ações para a reurbanização do bairro. Na semana passada, a Polícia Militar iniciou uma ação, chamada de Operação Diamante, que vem fazendo uma “varredura” no bairro e que vai ajudar no processo de reurbanização proposto pela atual administração municipal.

Prefeito Pedro Bigardi e comandante Henrique Neto: segurança

Prefeito Pedro Bigardi e comandante Henrique Neto: segurança

Em 2009, o mesmo tipo de operação policial foi feito pela PM mas naquela época não houve investimentos em trabalho social e infraestrutura.

“Nós, do poder Executivo, sabemos que não basta apenas a ação policial para acabar com o tráfico de drogas e a violência. Precisa ter ação social. E estamos tendo agora essa possibilidade de promover as ações necessárias”, enfatizou o prefeito Pedro Bigardi.

A Prefeitura deve investir até o ano que vem quase R$ 60 milhões no bairro. Segundo o prefeito, até abril devem começar as obras de construção de 400 unidades habitacionais, já anunciadas no ano passado. “Também em 2013 entregamos uma nova unidade de saúde (UBS) no bairro, é a mais moderna da cidade”, lembrou.

Além disso, a administração municipal está executando obras de canalização do córrego da Vila Joana. O trabalho está em fase final e, em seguida, será iniciada a abertura de ruas e intervenções viárias.

União de esforços
O tenente-coronel Henrique Neto, comandante do 49º BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior), que comanda a Operação Diamante, também destacou a importância do trabalho conjunto com a Prefeitura. “Temos trabalhado desde o início em parceria com o governo municipal, discutindo vários assuntos de segurança pública e organizando várias ações por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM). O resultado positivo é reflexo deste trabalho”, disse o comandante.

“Não é apenas de segurança pública, mas também social. A desmontagem de uma estrutura de vielas, de casas construídas sobre casas, não é fácil. E aí entra o poder público. É um trabalho difícil, que tem de ser progressivo e ininterrupto.”

O comandante disse ainda que o apoio da comunidade é essencial para o sucesso deste trabalho. “É importante que a comunidade continue colaborando conosco e denunciando’, afirmou. Os telefones para denúncias são: 4817-3298, 190 e 181.

As informações foram passadas à imprensa, na tarde desta segunda-feira (17), na Sala de Situação do Paço Municipal. O secretário da Casa Civil, José Carlos Pires, e o coordenador-executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Thiers Marques Costa Neto, também participaram.

Niza Souza
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/17/acoes-comecam-a-mudar-rotina-no-sao-camilo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original