Estudo sobre Estação Aduaneira é entregue a secretario

Publicada em 17/03/2014 às 18:49

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Marcelo Cereser recebeu, na tarde desta segunda-feira (17), a diretora da Fatec de Jundiaí, Viviane Rezi Dobarro, acompanhada do professor João Carlos dos Santos.

Na ocasião, Marcelo recebeu da formanda do curso de Logística e funcionária da Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí), Vanessa Cestaroli, o trabalho de conclusão de curso de um estudo tecnológico científico. O resultado foi uma análise estatística sobre a viabilidade da implantação de uma Eadi (Estação Aduaneira do Interior) em Jundiaí.

Vanessa entrega o trabalho para o secretário Marcelo

Vanessa entrega o trabalho para o secretário Marcelo

Marcelo explica que uma das metas do prefeito Pedro Bigardi é reativar o terminal multimodal ao implantar o porto seco, que é uma central de distribuição e logística. “Como é um processo que necessita de muita articulação com diversas entidades, esse estudo dá base à nossa defesa de que é possível reativar o terminal”, explica o secretário.

Segundo Vanessa, há 1 ano ela procurou o secretário e pediu orientações sobre quais temas poderia realizar a pesquisa e que pudesse aplicar estatísticas. “Gostei muito do tema, conheci e aprendi muitas coisas e estou contente em saber que meu TCC será utilizado como subsídio para o trabalho da secretaria”, afirma Vanessa.

TCC
O trabalho de Vanessa foi baseado em uma pesquisa realizada com três dos principais segmentos de Jundiaí: metalurgia, plástico e alimentos. “Fiz um estudo estatístico utilizando as ferramentas de análise de variância e o Teste Tukey que dão resultados precisos”, explica.

Como conclusão, Vanessa diz que a pesquisa apresentou uma grande redução de custos para os setores de metalurgia e alimentos caso Jundiaí possa contar com um porto seco. Para o segmento de plástico, a diferença é menor ainda.

Kadija Rodrigues
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/17/estudo-sobre-estacao-aduaneira-e-entregue-a-secretario/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original