HPV: Jundiaí tem adesão acima da média
Publicada em 17/03/2014 às 16:36Com uma adesão de 19,42% das meninas de 11 a 13 anos de idade, a campanha de imunização contra o vírus HPV em Jundiaí superou os percentuais do Estado de São Paulo (18,35%) e do Brasil (10,89%). A campanha de vacinação, lançada neste ano na rede pública de saúde, começou em 10 de março e segue até o dia 10 de abril.
MAIS SAÚDE
Prefeitura garante mais R$ 15 milhões ao São Vicente
Vigilância de Saúde orienta sobre consumo de peixes
Apesar de considerar positivo esse resultado inicial, a avaliação é de que as adolescentes ainda precisam ser estimuladas a procurar a vacina e um dos caminhos é o apoio de professores das escolas públicas e particulares, que estão sendo contatados parcialmente pelo setor da Vigilância em Saúde. O material de divulgação foi distribuído ao longo de fevereiro nas escolas.
Um dos pontos principais é a importância da vacina para prevenir casos futuros de câncer no colo do útero, informação que deve ser reforçada em algumas regiões da cidade que apresentaram baixa adesão à campanha na sua primeira semana.
O período da campanha vai oferecer a primeira dose da vacina, sendo a segunda em setembro e a terceira depois de cinco anos da dose inicial. Para ser imunizada, basta levar a carteirinha de vacinação até a unidade de saúde mais próxima de casa (onde estiver cadastrada). Em casos excepcionais, também existe o plantão aos sábados na UBS Central.
O que é HPV
Esse é o nome de um vírus com a abreviatura de papilomavírus humano a partir do termo em inglês e bastante comum em homens e mulheres no mundo inteiro. Entre mais de 100 variedades, a maioria é transitória mas aproximadamente 15 são potencialmente cancerígenas, sendo alvo da vacina. Quando a mulher está adulta, entre 25 e 64 anos, ela pode também realizar exames preventivos do câncer de colo de útero na rede pública de saúde.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original